4. O que levou o general Suharto a realizar um golpe de Estado, em 1965?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em 22 de fevereiro de 1967, o presidente indonésio Ahmed Sukarno entrega a renúncia de todo o gabinete ministerial ao ditador militar general Haji Mohammad Suharto, permanecendo como presidente decorativo. O golpe militar levou a Indonésia a um banho de sangue. Suharto se convenceu de que era necessário liquidar toda a oposição do país, principalmente os grupos de esquerda.
Então, Suharto assinou vários acordos de cooperação militar e de segurança, principalmente com os Estados Unidos e com a Inglaterra. Foi deslocado para a Indonésia o maior contingente de agentes da CIA (Agência Central de Inteligência norte-americana) e instrutores para treinamento das forças armadas e da repressão policial de que se tem notícia. O país foi transformado no maior laboratório de repressão política da CIA no mundo.
Em 1965, Suharto havia salvado por pouco Sukarno de um golpe da esquerda. Em 1967, ele assumiu plenos poderes e, em 1968, foi eleito, em eleições contestadas, presidente na nação. Recebendo farta assistência dos Estados Unidos, Suharto conseguiu certa estabilidade e progresso econômico. Entretanto, foi duramente criticado por seu governo repressor e pela invasão do Timor Leste, em 1975, que deixou cerca de 100 mil timorenses morrerem de fome, doenças e guerra. Ele se manteve no cargo porque era reeleito a cada cinco anos, até que foi forçado a renunciar em 1998. Suharto morreu em 27 de janeiro de 2008 sem nunca ter sido julgado por um tribunal.
Entre 1959 e 1965, mais de 15 milhões de pessoas se filiaram a partidos políticos ou organização de massa no país. Segundo o historiador australiano, Harold Crouch, o PKI, Partido Comunista da Indonésia, era o maior partido comunista do mundo fora da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) e da China, com mais de três milhões de filiados. Crescia, aceleradamente e se popularizava com as grandes manifestações de massa. Aos olhos da CIA e de Suharto, o crescimento do PKI representava um perigo para a região. Afinal, no vizinho Vietnã a situação não era boa para os EUA.