4. O
que
esse
filme O rei leao
representa
para a vida?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A vida é um grande ciclo
Uma das primeiras lições apresentadas é a de que a vida é um grande ciclo e que suas ações interferem na vida de todos os outros seres// O medo não é para os fracos
Simba convida Nala para explorar um cemitério de elefantes além das terras do reino. E ao querer demonstrar coragem, ele diz que ri na cara do perigo. As hienas surgem com intenções nada amigáveis e Mufasa aparece para salvá-los. Na volta para casa, Simba fala que nunca viu o pai ter medo, e Mufasa responde que teve medo de perdê-lo. Ele explica ainda que só é valente quando necessário e que valentia não significa colocar-se em problemas.///Amigos verdadeiros são para sempre
Aprendemos que amizade sempre deve ser baseada em verdade, lealdade e respeito, e é isso que vemos em “O Rei Leão”. Com Nala e Simba aprendemos que não importa a distância, se a amizade for verdadeira, nada muda.
Explicação:
Resposta:
A vida é um grande ciclo
Uma das primeiras lições apresentadas é a de que a vida é um grande ciclo e que suas ações interferem na vida de todos os outros seres. Mufasa explica à Simba que tudo faz parte de um delicado equilíbrio e que ele precisa aprender, mesmo sendo o rei, a respeitar todos os animais.
Nas urgências do dia a dia, muitas vezes prevalecem nossas necessidades e não sobra tempo para perceber o outro, mas Mufasa nos ensina que não somos superiores. O ciclo da vida pode ser definido como um caminho cheio de curvas que são consequências do tempo, onde todos nós desenvolvemos um papel e temos nosso lugar.

O medo não é para os fracos
Simba convida Nala para explorar um cemitério de elefantes além das terras do reino. E ao querer demonstrar coragem, ele diz que ri na cara do perigo. As hienas surgem com intenções nada amigáveis e Mufasa aparece para salvá-los. Na volta para casa, Simba fala que nunca viu o pai ter medo, e Mufasa responde que teve medo de perdê-lo. Ele explica ainda que só é valente quando necessário e que valentia não significa colocar-se em problemas.

O medo é visto por muitos como fraqueza, mas se analisarmos o diálogo entre Mufasa e Simba, podemos perceber que admitir que sente medo é um grande ato de coragem. O medo nos mostra que temos algo a perder, nos mostra que temos motivos para lutar pela “sobrevivência”.
Amigos verdadeiros são para sempre
Aprendemos que amizade sempre deve ser baseada em verdade, lealdade e respeito, e é isso que vemos em “O Rei Leão”. Com Nala e Simba aprendemos que não importa a distância, se a amizade for verdadeira, nada muda.

Mufasa e Simba nos mostram que nossos pais são nossos primeiros amigos e que sempre poderemos contar com eles.

Timão e Pumba nos ensinam que as diferenças não impedem uma amizade de acontecer.

Com a tecnologia, as interações e relações se tornam cada dia mais superficiais, e “O Rei Leão” nos recorda de que não importa a quantidade de amigos, basta apenas um amigo verdadeiro para te mostrar o caminho e para viver o Hakuna Matata com você.

As pessoas que amamos nunca nos deixam
Em uma conversa com Simba, Mufasa explica que quando o filho se sentir sozinho, basta olhar para as estrelas, pois os grandes reis do passado estarão lá para guiá-lo. Mufasa diz também que o tempo dele iria acabar para que o reinado de Simba começasse, falando sobre sua morte e reforçando o que ele já havia dito sobre o ciclo da vida.

Não é fácil lidar com o luto, mas Mufasa traz uma perspectiva diferente que pode nos ajudar a seguir em frente. A mensagem é que mesmo não estando fisicamente conosco, “nossos reis do passado” estarão olhando por nós e de alguma forma, nos guiando durante a nossa jornada.