4.O Primeiro Reinado, período de governo de D. Pedro I de 1822 a 1831, foi caracterizado pela manutenção da dependência econômica externa, principalmente em relação à Inglaterra, pela manutenção do latifúndio agroexportador e da escravidão. Do ponto de vista político foi marcado pela outorga da primeira Constituição, caracterizada pelo centralismo e pelo autoritarismo, percebidos pela existência do Poder Moderador e pelo unitarismo (falta de autonomia das províncias). Analise o papel de D. Pedro I e de sua esposa no processo de independência do Brasil.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Durante o processo de independência, duas pessoas tiveram grande influência na tomada de decisões de Pedro: sua esposa Maria Leopoldina e José Bonifácio de Andrada Silva.
Explicação:
Foi promulgado o "Cumprimento", medida que determina que as leis e despachos emitidos por Portugal só podem entrar em vigor no Brasil com a aprovação do regente. No mês seguinte, junho, decidiu-se realizar eleições para a Assembleia Constituinte no Brasil. Essas medidas fortaleceram a separação gradual entre Brasil e Portugal.
Além disso, o Brasil anunciou uma série de medidas que entraram em vigor no Brasil e foram consideradas "privilegiadas" por Portugal, e os ministros de Dom Pedro foram acusados de traição. O despacho lido por Maria Leopoldina convenceu-a da necessidade de romper com Portugal e organizou uma reunião extraordinária no dia 2 de setembro para assinar a declaração de independência e enviá-la aos que se dirigiam a São Paulo.
O príncipe regente leu todas as notícias e ratificou a ordem de independência com um grito às margens do Rio Ipiranga, conforme registrado na história oficial.