História, perguntado por patriciarocha2004, 9 meses atrás

4) O período entre as duas grandes guerras também foi marcado por uma efervescência artística e cultural, com o surgimento de várias correntes nas artes plásticas e na literatura. Entre os artistas do período, Pablo Picasso merece especial atenção, por sua importância para a arte no século XX e pela sistemática rejeição dos cânones estilísticos de seu tempo. Guernica é um retrato do bombardeio da cidade espanhola de mesmo nome, pintado e exposto por Picasso em 1937, para o pavilhão da Espanha na exposição internacional de Paris. Diz uma anedota histórica comum que, quando perguntado por um oficial nazista se seria ele o autor do painel, Picasso teria respondido: "Não, foram vocês!". Observe atentamente a figura abaixo, reprodução do painel em questão: Picasso Reflita sobre a pintura e sobre a situação peculiar vivenciada pelo autor. Podemos afirmar que a obra e a resposta ousada do artista registram: Selecione uma alternativa: a) a irreverência do autor, conhecido por suas respostas rápidas e irônicas. b) a crítica à violência política de nazistas e fascistas, já que Guernica foi, em verdade, um laboratório para alguns dos novos aparatos militares alemães. c) o apreço de Picasso pela população do País Basco, onde fica a cidade de Guernica. d) a ousadia estilística de Picasso, que rejeita o tradicionalismo e propõe novas formas para a linguagem artística, em seu tempo; a preocupação da pintura é fundamentalmente estilística, sem grandes considerações sobre o episódio retratado. e) o ataque direto de Picasso, fiel apoiador do governo de Francisco Franco, a seus rivais alemães.

Soluções para a tarefa

Respondido por salesdianacarla
9

Resposta:

a crítica à violência política de nazistas e fascistas, já que Guernica foi, em verdade, um laboratório para alguns dos novos aparatos militares alemães

Explicação:

Respondido por yooliveira
15

Resposta:

Aap3 - História Contemporânea  AVA

Explicação:

1-c) czarista; Grande Guerra; Bolchevique; socialista.

2-b) Mencheviques e bolcheviques.

3-c A Revolução Russa é deflagrada em resposta à incapacidade do czar em lidar com o avanço imperialista do Japão, que derrotara os russos há alguns anos e continuava a estender sua influência sobre a Ásia.

4-b a crítica à violência política de nazistas e fascistas, já que Guernica foi, em verdade, um laboratório para alguns dos novos aparatos militares alemães.

Perguntas interessantes