4) O papel da escola e do ensino na concepção ambientalista considera que: a) O ensino é supervalorizado, já que o aluno é um receptáculo vazio, a transmissão de um grande número de informações torna-se de extrema relevância. A função primordial da escola é a preparação moral e intelectual do aluno para assumir sua posição na sociedade, através da "transmissão da cultura" e a "modelagem comportamental" das crianças. b) a escola tem um papel diferente e insubstituível na apropriação pelo sujeito da experiência culturalmente acumulada, por oferecer conteúdos e desenvolver modalidades de pensamentos bastante específicos. Justamente por isso ela representa o elemento imprescindível para a realização plena do desenvolvimento dos indivíduos, já que promove um modo mais sofisticado de analisar e generalizar os elementos da realidade: o pensamento conceitual. c) as atividades educativas, são sistemáticas, têm uma intencionalidade deliberada e compromisso explícito (legitimado historicamente) em tomar acessível o conhecimento formalmente organizado. Nesse contexto as crianças são desafiadas a entender as bases dos sistemas de concepções científicas e a tomar consciência de seus próprios processos mentais. d) Ao interagir com o conhecimento, o ser humano se transforma: aprende a ler e a escrever, obter o domínio de formas complexas de cálculos, construírem significados a partir das informações descontextualizadas, ampliarem seus conhecimentos, lidar com conceitos científicos hierarquicamente relacionados, são atividades extremamente importantes e complexas, que possibilitam novas formas de pensamento. e) A educação pouco ou quase nada altera as determinações inatas. Os processos de ensino só podem se realizar na medida em que a criança estiver "pronta", madura para efetivar determinada aprendizagem.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta encontra-se na letra D.
Observa-se que a educação sob a concepção ambientalista, procura estimular os alunos a conscientização de diversas formas, sobretudo por conta de atividades que estimulem novas formas de pensamento.
Dessa forma, os estudantes encontram oportunidades e tornam-se preparados, para se tornarem cidadãos conscientes e justos, lutando por uma sociedade cada vez mais democrática.
Resposta:
d) Ao interagir com o conhecimento, o ser humano se transforma: aprende a ler e a escrever, obter o domínio de formas complexas de cálculos, construírem significados a partir das informações descontextualizadas, ampliarem seus conhecimentos, lidar com conceitos científicos hierarquicamente relacionados, são atividades extremamente importantes e complexas, que possibilitam novas formas de pensamento.
Explicação: