4) “O mundo é ocidental, diriam os mais desavisados, é contra esse pensamento racionalizante e instaurador de opressões e diferenciações das mais diversificadas montas, é que o messianismo de Lévinas aparece como nova possibilidade ao humano. Um encontro de rostos que não se identificam. Um encontro em que os convivas não se apresentam, dado que a violência se apresenta na relação, desde já, quando nos assumimos como habitantes de uma determinada nacionalidade ou etnia. Daí em diante, as mais terríveis atrocidades – no sentido da violência simbólica – são realizadas sob a benção da linguagem. Essa linguagem ocidentalizada e fundada no logos seria ela assim mesmo, com todas as suas heranças, a própria violência simbólica em ação. No limite, não haveria forma outra de relação que não fosse já uma relação violenta. Escutar o outro, talvez seja esse o apelo para a saída desta encruzilhada. Pois, se ficou estabelecido que o homem é esse ser de linguagem, se sua condição mesma de habitar o mundo com o outro resta estabelecida a partir daquilo que a linguagem nos oferece, em certo sentido, poderíamos afirmar que o logos não daria conta da indicação para a saída deste problema. Advertimos aqui para uma necessária audição do pensamento de Lévinas para que a santidade do homem - sua busca -torne-se o existencial privilegiado para que esse problema transcenda o patamar do logos. A partir da leitura deste trecho podemos afirmar que: a) Os direitos humanos por vezes atentam contra os homens, que não se “encaixam” nos padrões por eles ditados. b) Deixar o pensamento logocêntrico para trás é impossível no atual curso da humanidade. c) Há outras violências mais importantes a combater. d) As nacionalidades dos homens devem ser afirmadas para que exista a garantia dos direitos. e) A linguagem não violenta a alteridade.
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Resposta:
a) Os direitos humanos por vezes atentam contra os homens, que não se “encaixam” nos padrões por eles ditados.
Explicação:
RESPOSTA CORRETA
Realmente há um padrão por vezes estabelecido, nele nem todos os humanos se encaixam.
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Resposta:
a) Os direitos humanos por vezes atentam contra os homens, que não se “encaixam” nos padrões por eles ditados.
Explicação:
Realmente há um padrão por vezes estabelecido, nele nem todos os humanos se encaixam.
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