4 – “O MST é uma coletividade de párias, certamente a única organizada, a mais consciente em relação a sua identidade e a seu sentido, e por isso a mais competente: é uma coletividade de condenados que se fez sujeito da história para revogar a sua condenação. Essa contradição mostra que os párias deixam de ser párias quando se organizam, pois organizar-se é, antes de mais nada, inocular-se a substância social e ocupar um espaço social”. (Adaptado de BISOL, José Paulo. In: A questão agrária no Brasil. São Paulo: Atual, 1997.) O texto acima apresenta reflexões sobre a origem e a identidade dos movimentos sociais organizados. Um componente da nossa sociedade que explica o surgimento desses movimentos é uma característica de sua organização, respectivamente, estão indicados em: a) Luta pela inclusão social – centralização sindical. b) Concentração da riqueza nacional – unidade partidária. c) Expropriação dos meios de produção – ativismo político. d) Contestação do sistema representativo – coerência ideológica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra C
Explicação:
Expropriação dos meios de produção - ativismo político.
A resposta correta é a letra C, que aponta que a origem dos movimentos sociais organizados se da por conta do desejo de explorar os meios de produção, assim o MST vai contra o Latifundiário, que se trata de um proprietário com uma vasta quantidade de terra. O país devido o modelo de colonização que o mesmo adotou tem na sua formação a tendência de acumular terra na mão de poucos.
O direito a propriedade é prevista na assegurada na constituição isso é uma garantia que a constituição da para os brasileiro de que não terá confisco de terra, entretanto muitos latifundiários não produzem em sua terra, assim deixando ociosa e sem cumprir sua razão social.
Leia mais:
https://brainly.com.br/tarefa/40580401