Português, perguntado por renaldosantana1, 7 meses atrás

4. O modernismo no Brasil foi influenciado por vanguardas artísticas que circulavam na Europa anunciando uma nova estética literária. Nesse período de final do século XIX e início do século XX surgiram novos personagens na cena estética brasileira, recém chegados dos estudos que foram realizar no Velho Continente. Dentre esses novos personagens, destacamos Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, dentre outros, que da poesia à pintura trouxeram novas vertentes do fazer artístico. Dentre essas novas vertentes, chamadas vanguardas, podemos citar: cubismo, surrealismo, futurismo, dadaísmo, expressionismo, impressionismo. Explique cada uma delas, apresentando um exemplo​

Soluções para a tarefa

Respondido por jaquersantana
0

Resposta:

Cubismo: vertente vanguardista, surgida na França no início do século XX, que se caracteriza por utilizar formas geométricas para retratar a natureza. Exemplo de obra cubista: "Les Demoisellers d'Avignon" (1907), de Pablo Picasso.

Surrealismo: últimas das vertentes vanguardistas do século XX, esteve presente nas mais diferentes formas de expressão artística, como na literatura, cinema e artes visuais, e tem como principal característica o rompimento da busca pelo sentido nas representações, rompendo com a primazia do racional, misturando sonho e fantasia com realidade.

Exemplo de obra surrealista: "Um cão andaluz" (1929), de Luis Buñuel e Salvador Dalí.

Futurismo: vertente que surgiu com a publicação do Manifesto Futurista, de Filippo Tommaso Marinetti, em 1909, tem como principais características a ideia de rompimento brusco com o passado, o antitradicionalismo, bem, como o culto às ideias de velocidade e guerra.

Exemplo de obra futurista: "Velocidade abstrata e ruído" (1914), de Giacomo Balla.

Dadaísmo: também conhecida por "Dadá", tinha como principal característica a defesa da ideia de que destruição também é criação. Além disso, é considerado como um movimento propulsor do surrealismo, possuindo ainda caráter ilógico, de protesto e antirracional.

Exemplo de obra dadaísta:  “A Fonte" (1917), de Marcel Duchamp.

Expressionismo: essa vertente teve representação nas mais diferentes expressões artísticas, das artes visuais, à literatura e ao cinema, por exemplo, e tem como principais características a valorização de aspectos irracionais e instintivos nas artes, em contraposição ao academicismo.

Exemplo de obra expressionista: "O grito" (1893), de Edvard Munch.

Impressionismo: essa vertente (que tem características contrárias ao Expressionismo) teve ênfase principalmente na pintura e é considerada como a grande propulsora para as demais vertentes vanguardistas, tendo como características, destacadamente, a ilustração de paisagens naturais e uso de técnicas de pintura que valorizam a luz natural.

Exemplo de obra impressionista: "Mulher com sombrinha no jardim" (1875), de Renoir.

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes