Filosofia, perguntado por legaisf0, 7 meses atrás

4 - “O mito expressa o mundo e a realidade humana, mas cuja essência é efetivamente uma representação coletiva, que chegou até nós através de várias gerações. E, na medida em que pretende explicar o mundo e o homem, isto é, a complexidade do real, o mito não pode ser lógico: ao revés, é ilógico e irracional. Abre-se como uma janela a todos os ventos; presta-se a todas as interpretações. Decifrar o mito é, pois, decifrar-se”.(BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega, p. 36).Sobre os mitos, a única alternativa CORRETA é: *
1 ponto
São lendas irreais e não lógicas e não explicam o mundo de maneira eficiente. Todos os povos criaram os seus mitos para passar a sua sabedoria através das gerações, e não para explicar a realidade.
Embora o mito seja uma explicação fantástica e não racional da origem do universo, ele não é uma mentira, ou uma história falsa. Em seu sentido original, a palavra mito não significa fábula, lenda, invenção, mas o relato verdadeiro de uma história ocorrida nos tempos primordiais, quando, com interferência do sobrenatural, algo passou a existir.
A explicação mítica não difere da filosófica, pois sua intenção é a mesma: explicar a realidade através de argumentos lógicos, e trazer conforto aos seres humanos. Mito e logos são, portanto, sinônimos absolutos.
A pretensão do mito é explicar a realidade, e para que alcance seu objetivo, deve abrir mão da lógica racional, que por definição é limitada. Em seu lugar, apresenta um tipo de discurso aberto a infinitas possibilidades de interpretação.
Se o mito é uma explicação fantástica, ilógica e que se abre a todas as interpretações, isso significa dizer que a sua racionalidade está na multiplicidade de histórias que, encadeadas, fornecem uma explicação coerente do universo e da história humana. Ao se unirem, os mitos formam um todo lógico, coerente e racional.

Soluções para a tarefa

Respondido por stefanyoliveira172
10

Resposta:

A pretensão do mito é explicar a realidade, e para que alcance seu objetivo, deve abrir mão da lógica racional, que por definição é limitada. Em seu lugar, apresenta um tipo de discurso aberto a infinitas

Respondido por edgarfelipe22
12

Resposta:

d) A pretensão do mito é explicar a realidade, e para que alcance seu objetivo, deve abrir mão da lógica racional, que por definição é limitada. Em seu lugar, apresenta um tipo de discurso aberto a infinitas possibilidades de interpretação.

Perguntas interessantes