4- O mercantilismo correspondeu a:
a) um conjunto de práticas e ideias econômicas baseadas em princípios protecionistas.
b) uma teoria econômica defensora das livres práticas comerciais entre os diversos países.
c) um movimento do século XVII que defendia a mercantilização dos escravos africanos.
d) uma doutrina econômica defensora da não intervenção do Estado na economia.
e) uma política econômica, especificamente ibérica, de defesa de seus interesses coloniais.
Soluções para a tarefa
RESPOSTA: Letra A
EXPLICAÇÃO:
A prática econômica do mercantilismo, desenvolvida na Europa entre os séculos XV e XVIII, tinha como principais estratégias, que eram articuladas por princípios protecionistas em relação à riqueza nacional: aperfeiçoar a produção manufatureira, fomentar o comércio e acumular metais. Essas medidas visavam a alcançar uma balança comercial favorável, ao enriquecimento do Estado e ao fortalecimento da monarquia.
Resposta:
letra A
Explicação:
O mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas adotadas pelos estados nacionais entre os séculos XV e XVIII e tinha como objetivo acumular riquezas, isto é, acumulação de capitais.
O mercantilismo teve algumas características. Primeiramente, a ideia da intervenção estatal. Isto é, é o Estado que comanda as ações do Mercantilismo.
A Balança Comercial Favorável, ou seja, todo país precisa exportar mais produtos do que importar, podendo, então, acumular suas riquezas.
Outra característica foi o Protecionismo alfandegário, em outras palavra, era taxar produtos estrangeiros para valorizar a manufatura internacional.
Ainda, houve as navegações, que foi quando as potências saem ao mar em busca de novas matérias primas e daí surge a ideia de procurar metais preciosos e as especiarias.
Para saber mais, acesse: brainly.com.br/tarefa/1490991
Espero ter ajudado. Bons estudos!