4. O êxodo rural no Brasil foi mais intenso entre as décadas de 1960 e 1980, período em que também se acentuou o processo de urbanização no país. Dentre as principais causas do êxodo rural no Brasil, podemos destacar:
a) a mecanização do campo, que substituiu a mão de obra humana por máquinas, forçando a migração do trabalhador do campo para as cidades.
b) a política de governo implantada na ditadura militar, que incentivava a ida das pessoas para as cidades a fim de facilitar o controle social pelo Estado.
c) a grande quantidade de pragas na lavoura, que impossibilitava o cultivo de praticamente todos os tipos de gêneros agrícolas.
d) a grande quantidade de eventos sociais nas cidades, que atraia os jovens para as grandes cidades e que acabavam preferindo morar nelas.
e) a grande quantidade de pessoas vivendo no campo, que diminuía a oferta de trabalhos disponíveis e incentivava a migração dos trabalhadores para as cidades em bu
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) a mecanização do campo, que substituiu a mão de obra humana por máquinas, forçando a migração do trabalhador do campo para as cidades.
Explicação:
Modernização das atividades no campo: diante do processo de modernização das atividades nas áreas agrícolas, especialmente com o emprego de maquinários nos processos de produção, há uma diminuição da necessidade de pessoas trabalhando no campo. Assim, as pessoas que antes trabalhavam em atividades agrícolas, podem agora buscar empregos nas áreas urbanas, especialmente nas indústrias.Expansão dos latifúndios: a concentração de terras é um dos mais sérios problemas sociais do Brasil, onde muitas pessoas não têm acesso à terra, enquanto uma pequena parcela da população concentra enormes extensões de terras em suas mãos. Quando o latifúndio se intensifica em um dado local, mas famílias que residem ao entorno das grandes propriedades acabam sendo forçadas a venderem suas terras aos latifundiários. Isso ocorre porque as pequenas propriedades se tornam pouco competividades no mercado e, principalmente, porque o excessivo uso de produtos como agrotóxicos e transgênicos nos latifúndios monocultores, acabam por contaminar e prejudicar a pequena produção. Assim, os pequenos agricultores são, por vezes, forçados a deixar suas propriedades e buscar a vida nas cidades.Industrialização: a necessidade de pessoas para trabalhar nas indústrias fez com que muitas pessoas deixassem as atividades no campo para migrarem aos centros urbanos. O trabalho na fábrica apresentou à estas pessoas um ordenamento e uma lógica com a qual não estavam acostumadas até aquele momento, especialmente pela necessidade de pautar a vida cronologicamente, ou seja, o relógio ditando as regras do cotidiano das pessoas. No campo, por exemplo, as atividades baseiam-se mais pela questão natural da claridade solar, já na fábrica, tudo é organizado pelo tempo relógio.Envelhecimento da população no campo: há um processo iminente de envelhecimento da população no campo, sendo que em muitas ocasiões os jovens deixam o campo para estudar nos centros urbanos e nunca mais retornam para viver no campo. Assim, com o passar do tempo, as famílias são forçadas a deixarem o campo, porque os idosos já não conseguem mais suprir as necessidades que a vida no campo demanda. Quando os idosos falecem, muitas vezes os filhos se desfazem das propriedades, porque não possuem intenções de continuar vivendo no meio rural.
a) a mecanização do campo, que substituiu a mão-de-obra humana por máquinas, forçando a migração do trabalhador do campo para as cidades.
O êxodo rural é marcado pela saída das pessoas do campo para as áreas urbanas, a maior parte das pessoas quando houve a mecanização do campo não conseguiu se adaptar e acabaram perdendo seus empregos e fazendo com que eles tenham ido para as cidades.
As pessoas precisam de trabalho para sustentar suas famílias, sem terras e sem emprego isso se torna muito difícil. A ida para as cidades se torna a única alternativa para esses grupos de pessoas, e durante a década de 60 a 80 esse processo se intensificou ainda mais.
A mecanização do campo aumenta o potencial de produção e diminui a necessidade de mão-de-obra.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/5091505
Bons estudos!