4-O Brasil parou alguns dizem 2018 por causa de uma greve de caminhoneiros, demonstrando que o país do futuro é movido ao passado. em quantos veículos elétricos começam a tomar as ruas do mundo, o governo brasileiro oferece subsídios para as indústrias dos combustíveis fósseis. mesmo em se tratando de eletricidade, estamos atrasados do século 19: a primeira hidrelétrica brasileira foi inaugurada em 1889. temos o sol e o vento de sobra, mas preferimos barrar nos rios. caracteriza uma estratégia para contornar o problema Logístico mencionado no texto: *
a) o aperfeiçoamento do transporte de cabotagem e da segurança nacional.
b) investimento em energia primária e nova importação de biomassa.
c) a privatização das ferrovias e dos terminais multimodais.
d) a diversificação da matriz energética e dos sistemas de transporte.
e) a implementação de fonte de energia secundária e de novas rodovias.
Soluções para a tarefa
O enunciado é claro quanto à estrutura modal do Brasil: trata-se de um sistema arcaico no que tange a logística. Para isso, a única solução possível seria flexibilizar e diversificar a matriz energética do país e os modais de transportes para que, caso existam novas crises semelhantes a dos caminhoneiros de 2018, tenhamos outros meios logísticos.
- d) a diversificação da matriz energética e dos sistemas de transporte.
O texto faz referência à logística do sistema de transportes brasileiro à utilização de combustíveis fósseis e de hidrelétricas para a produção de energia, que são considerados ultrapassados, dessa maneira é necessário: “a diversificação da matriz energética e dos sistemas de transporte.” (alternativa c)
A matriz de transportes brasileira tem como principal tipo de transporte o modal rodoviário, que para muitos especialistas é um transporte pouco eficiente para as grandes distâncias territoriais presentes no país.
Em relação à produção de energia, há uma grande dependência do sistema de hidrelétricas, que constantemente é afetado pelos períodos de estiagem, principalmente nos meses de inverno.
A diversificação dos sistemas de transporte e energia
Para um país de dimensões continentais como o Brasil, que exporta produtos provenientes de áreas do interior do território, como os cultivos agrícolas, seria de maior utilidade a ampliação das ferrovias que promoveria maior rapidez para o transporte de cargas e tornaria os produtos mais competitivos porque que preços dos fretes nessa modalidade são mais baratos.
O país apresenta um grande potencial para diversificar a sua produção de energia implantando em maior escala a produção de energia eólica e solar que ainda é pouco aproveitada.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre as caracteríticas do sistema logístico brasileiro em: https://brainly.com.br/tarefa/32420619
#SPJ2