4) O ato de estudar a realidade poderá ser crítico ou não, a depender da forma como se apreende a realidade. Essa forma se manifesta na postura do leitor e, para que este se coloque como sujeito da leitura, ele precisa: Selecione uma alternativa: a) Fixar-se na reprodução das informações, reforçando a memorização como requisito básico da leitura. b) Colocar-se como instrumento de armazenamento das informações, às quais poderão ser utilizadas em momento de necessidade tais como as provas. c) Ter uma atitude de constante questionamento, de diálogo com o autor do texto. d) Compreender a mensagem, mas não ultrapassar as impressões feitas pelo autor do texto, que é o conhecedor do assunto. e) Dominar as técnicas e compreender o que for possível, lembrando que está em constante desenvolvimento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ter uma atitude de constante questionamento, de diálogo com o autor do texto. CORRETO
Explicação:
Para que o leitor se coloque como sujeito da leitura, ele precisa ter uma atitude de constante questionamento, de diálogo com o autor do texto. Alternativa C.
O que é leitura dialógica?
Diante dos pressupostos de desenvolvimento de posturas críticas frente à realidade, a leitura como o simples ato de decodificação dos textos, sem maiores interpretações e questionamentos, não se mostra mais válida.
O leitor que deseja se desenvolver integralmente deve entender a leitura como parte do processo de formação de suas opiniões e crenças, assim, visando o melhor aproveitamento, não pode ignorar tal função social incutida aos textos.
Teóricos como Luiz Antônio Marcuschi estudaram os textos à luz do seu poder de transformação social, compreendendo que do mesmo modo que a língua é alterada pelos falantes, os falantes são alterados à medida que interagem com a língua, seja ela escrita ou falada.
Aprenda mais sobre o conceito de leitura dialógica: brainly.com.br/tarefa/21100329
#SPJ5