História, perguntado por leticiafatima110806, 7 meses atrás

4 No século XIX, as principais potências industriais da Europa colocaram em prática políticas que acabaram por estabelecer o controle sobre outras nações, fosse de forma direta ou indireta. Assinale a alternativa que explica essa dominação a partir do ponto de vista ideológico dos europeus. A) A dominação das grandes potências industriais sobre as demais nações foi justificada a partir de ideias raciais, onde o Homem branco pertenceria a uma "raça superior". B) A dominação das grandes potências industriais sobre as demais nações foi justificada pela vontade destes em colaborar para a evolução técnico-científica dos menos desenvolvidos. C) A dominação das grandes potências industriais foi promovida pela ideia de que todo o conhecimento deve ser compartilhado, ainda que não leve em consideração a cultura e saberes de outros povos. D) A dominação das grandes potências industriais sobre as demais foi realizada a partir do pedido das nações menos desenvolvidas que solicitaram auxílio para conseguirem alcançar os mesmos níveis de desenvolvimento.​

Soluções para a tarefa

Respondido por adelideofernando1
0

Resposta:

A regionalização da Europa se intensificou após a Segunda Guerra Mundial.

O continente europeu não possui características homogêneas, pois as disparidades se apresentam em diversos aspectos como paisagens naturais, clima, política e cultura. O continente possui várias maneiras de ser regionalizado, uma delas é classificando em Europa Ocidental e Oriental.

Alguns estudiosos no assunto, através das análises espacial, econômica e cultural, realizam uma classificação do continente em quatro áreas distintas no qual se enquadram a Europa Ocidental, Setentrional, Centro-Oriental e Meridional.

A regionalização antes e, principalmente, depois da Segunda Guerra Mundial gerou uma fronteira abstrata, isso significa o surgimento de uma barreira ideológica entre dois grupos de países que compõem o mesmo continente, de um lado os aliados dos Estados Unidos (capitalista) e do outro lado os que apoiam a União Soviética (socialista), consolidando de vez a Europa Ocidental e Oriental.

Com o declínio da URSS, e também do socialismo, surgiram diversas repúblicas autônomas que compunham o território soviético, no entanto, a independência não garantiu uma inserção eficaz na economia de mercado provenientes da herança do sistema produtivo da economia planificada que vigorava na URSS, que não conseguiu acompanhar as outras economias.

A Europa setentrional encontra-se localizada no extremo norte do continente, essa área possui o clima mais frio de todo território europeu, os países localizados nessa parte da Europa são: Noruega, Suécia (península escandinava), Dinamarca, além das novas Repúblicas da ex-União Soviética: Letônia e Lituânia, Finlândia. Esses países têm na pesca e extração de madeira as principais atividades econômicas, essa restrição é decorrente das condições climáticas que comprometem, por exemplo, a produção agrícola.

A Europa Centro-Oriental se constitui sobre o grupo de países da ex-União Soviética que tiveram sua independência, essas possuem culturalmente uma grande complexidade e diversidade étnico-cultural, como por exemplo, República Tcheca, Polônia e Hungria, além de Ucrânia, Geórgia e Azerbaijão.

A Europa Meridional é banhada pelo mar Mediterrâneo, localizada na Península Ibérica. Nessa região está presente Portugal, Espanha e Grécia, que durante grande parte da história foram centros de dispersão de culturas.

Portugal e Espanha foram responsáveis por desvendar os continentes da África e, principalmente, a América do Sul.


tete1011: E qual alternativa a b c ou d me ajuda tenho só mais 2 dias
Perguntas interessantes