4 - No início do século XIX, com a descoberta e o isolamento de diversos elementos químicos, tornou-se necessário classificá-los racionalmente, para a realização de estudos sistemáticos. Muitas contribuições foram somadas até se chegar à atual classificação periódica dos elementos químicos. Em relação à classificação periódica atual, podemos dizer que:
1 ponto
As famílias são as colunas mais altas da tabela.
Os elementos considerados não-metais foram inseridos nos grupos dos semi-metais.
Os metais alcalinos terrosos possuem apenas 2 elétrons em sua última camada.
Os períodos indicam a quantidade de elétrons que o elemento tem na sua última camada, sendo este elemento representativo ou de transição.
Os gases nobres, são assim chamados pelo motivo de se misturarem com qualquer outro elemento químico da tabela periódica.
Soluções para a tarefa
as famílias são as colunas mais altas da tabela.
Na Tabela Periódica, os elementos químicos estão dispostos em ordem crescente de número atômico, o que faz com que eles estejam posicionados em colunas horizontais (períodos) e colunas verticais (famílias).
A Tabela Periódica apresenta sete colunas horizontais, portanto, sete períodos, que indicam a quantidade de níveis que um átomo de um elemento apresenta. Isso quer dizer que, quanto maior o número do período do elemento, maior será a quantidade de níveis que cada um dos átomos do elemento apresenta. Se um determinado elemento está posicionado no 5o Período da Tabela Periódica, por exemplo, quer dizer que cada um de seus átomos apresenta cinco níveis eletrônicos ou cinco camadas eletrônicas.