Ed. Física, perguntado por kleitom5664, 4 meses atrás

4.
No âmbito da atuação profissional da educação física, há grandes complementaridades nas práticas educativas e de vida e saúde, o que acaba criando o desafio de lidar com vertentes biológicas e sociais para esses profissionais. Todavia, com a distinção entre a licenciatura e o bacharelado, essas questões acabam ficando mais elucidadas. Além disso, há um documento próprio, a Resolução Confef n.° 046/2002, definindo claramente os campos de atuação do profissional. Dentro de tal contexto, pode-se afirmar que o orientador de atividades físicas é aquele que:


A.
orienta, avalia e aplica atividades físicas de caráter lúdico e recreativo, objetivando promover, otimizar e restabelecer as perspectivas de lazer ativo e bem-estar psicossocial e as relações socioculturais da população.


B.
orienta, avalia e aplica métodos e técnicas de aprendizagem, aperfeiçoamento, orientação e treinamento técnico e tático de modalidades desportivas na área formal e não formal.


C.
identifica, planeja, programa, organiza, dirige, coordena, supervisiona, desenvolve, avalia e leciona conteúdos do componente curricular/disciplina Educação Física da educação básica ao ensino superior.


D.
prescreve, orienta e aplica métodos e técnicas de avaliação, prescrição e orientação de atividades físicas, objetivando promover, otimizar, reabilitar, maximizar e aprimorar o funcionamento fisiológico orgânico, condicionamento e desempenho físico dos praticantes das diversas modalidades esportivas, acrobáticas e artísticas.


E.
orienta para o estilo de vida ativo, lazer, sociabilização, educação, expressão e estética do movimento, prevenção de doenças, compensação de distúrbios funcionais, restabelecimento de capacidades fisiocorporais, autoestima, cidadania, manutenção das boas condições de vida e da saúde da sociedade.

Soluções para a tarefa

Respondido por danielimoraes2
3

Resposta:

E.

orienta para o estilo de vida ativo, lazer, sociabilização, educação, expressão e estética do movimento, prevenção de doenças, compensação de distúrbios funcionais, restabelecimento de capacidades fisiocorporais, autoestima, cidadania, manutenção das boas condições de vida e da saúde da sociedade.

Explicação:

Orientar, avaliar e aplicar atividades físicas de caráter lúdico e recreativo é função do recreador em atividade física. Orientar, avaliar e aplicar métodos e técnicas de aprendizagem, aperfeiçoamento, orientação e treinamento técnico e tático de modalidades desportivas, na área formal e não formal, é função do treinador esportivo. O profissional que atua na  docência é aquele que leciona conteúdos do componente curricular/disciplina Educação Física da educação básica ao ensino superior. Já quem prescreve, orienta e aplica métodos e técnica de avaliação, prescrição e orientação de atividades físicas, objetivando promover, otimizar, reabilitar, maximizar e aprimorar o funcionamento fisiológico orgânico, o condicionamento e o desempenho físico dos praticantes das diversas modalidades esportivas, acrobáticas e artísticas, é o treinador físico. Por fim, o orientador de atividade física é aquele que orienta para o estilo de vida ativo, lazer, sociabilização, educação, expressão e estética do movimento, prevenção de doenças, compensação de distúrbios funcionais, restabelecimento de capacidades fisiocorporais, autoestima, cidadania, manutenção das boas condições de vida e da saúde da sociedade.

Perguntas interessantes