4- Na pág. 129, no texto sobre CAPITALISTA X COMUNISTA, fala-se sobre algumas etapas das ofensivas feitas tanto pelos Estados Unidos como pela União Soviética. Relacione as ações dos E.U.A e as da União Soviética.
Soluções para a tarefa
Explicação:
EUA e URSS tinham uma coisa em comum, ambos queriam o controle e o monopólio do mundo, com suas ideologias e seus métodos de controle. De um lado, EUA com a ideologia capitalista do compra e venda de produtos, do outro, a URSS, com a ideologia da igualdade para todos.
O certo é que, ambos se odiavam, e faziam de tudo para se machucarem, com os EUA levando vantagem mas ofensivas, por está conceituado e sem ter sofrido nenhum dano e ter o controle dos aliados europeus ocidentais. as ofensivas como Doutrina Truman, que tinha como objetivo acabar com o comunismo no mundo e de qualquer país que pedisse assistência aos EUA, e o Plano Marshall, que não era mais que empréstimos a baixo custo para os países aliados ocidentais para que pudesse reconstruir suas economias. E por último, a OTAN, que tinham como objetivo uma aliança militar permanente entre Europa Ocidental, Canadá e EUA, contra a URSS.
Por outro lado, a URSS, sem dinheiro para competir e enfraquecida, restou somente armamentos para obrigar aos seus países a se manterem fiéis a ideologia comunista, nascendo então o Comitê de Informação dos Partidos Comunistas e Operários ( Cominform ), com a finalidade de controlar ideologicamente seus aliados.