4. “Na civilização deste tempo [Medieval] o campo é tudo. Vastas regiões, a Inglaterra e quase toda a Germânia, não têm uma única cidade.” (Georges Duby. Economia rural e vida no campo no Ocidente Medieval. Lisboa: edições 70, 1987, volume 1, p. 19). Sobre o universo do trabalho no campo no mundo feudal, é correto afirmar que
a) o camponês estava preso ao poder político e social centralizado pelo rei, o qual, de seu castelo, controlava, de forma absoluta, a vida e o trabalho de seus suseranos e vassalos.
b) a servidão atrelada à terra e aos senhores feudais decorre do enfraquecimento das cidades pelas guerras e pelos saques que marcaram o fim do Império Romano.
c) as cidades foram devassadas pela peste negra e os camponeses fugiram para o campo, tornando-se servos dos senhores feudais.
d) As cidades eram lugares perigosos e repletos de doenças e ataques, onde o comércio era insignificante, e o campesinato numeroso e marcado pela relação escravista.
e) o camponês fugia para as cidades medievais, para escapar do domínio dos senhores feudais, que atacavam as cidades, fazendo-as alvo de guerra.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Resposta: B - a servidão atrelada à terra e aos senhores feudais decorre do enfraquecimento das cidades pelas guerras e pelos saques que marcaram o fim do Império Romano.
Explicação:
Diante da crise econômica e das invasões germânicas, muito dos grandes senhores romanos (ou seja, o senhor feudal), abandonaram suas cidades e foram morar no campo, onde estava o seu feudo, ou seja, sua propriedade.
A maioria da população feudal era composta por camponeses. Eles eram responsáveis pelo trabalho nas terras e pela produção agrícola. Na maioria dos casos, os camponeses trabalhavam em regime de servidão e se submetiam às exigências de um senhor feudal
Perguntas interessantes