Direito, perguntado por wendelllima12051, 10 meses atrás

4) MONNERAT conceitua que direito material pode ser definido como o conjunto de normas que "criam, definem e regulam as relações jurídicas e as situações dos bens jurídicos". Por sua vez, o direito processual se ocupa de regular "a forma de se revolver a lide por meio da atuação do poder jurisdiciona. Em nosso ordenamento encontramos cinco teorias que pretendem investigar a natureza jurídica da ação. MONNERAT, Fábio Victor da Fonte. Introdução ao estudo do direito processual civil. São Paulo, Saraiva, 2015. Com base no texto, analise as seguintes afirmativas: I. Na teoria imanentista o direito de ação é visto como autônomo, não se confundindo com o direito material . II. Na teoria concreta, entende que o direito de ação e o direito material são um só, sendo o direito de ação o próprio direito material. III. Na teoria abstrata, considera o direito de ação autônomo e independente do direito material. IV. Na teoria eclética é utilizada quando o autor tem direito a um julgamento de mérito, podendo a sentença ser favorável ou não. V. Na teoria de asserção, irá depender do grau de cognição do juiz quanto a extinção do processo sem resolução de mérito ou promulgação de sentença de improcedência. Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: Selecione uma alternativa: a) As afirmativas I, II e III estão corretas. b) As afirmativas I, III e IV estão corretas. c) As afirmativas II, IV e V estão corretas. d) As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas. e) As afirmativas III, IV e V estão corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por meiregp
5

Resposta:

Alternativa E

Explicação:

A I e II estão erradas, pois:

Na teoria imanentista ou civilista o direito de ação é o próprio direito material em movimento, reagindo a uma agressão ou ameaça. O direito de ação NÃO era visto como autônomo em relação ao direito material.

Na teoria concreta, o principal avanço foi entender que o direito de ação é autônomo ao direito material. Trata-se portanto do direito de um indivíduo contra o Estado, com o objetivo de obtenção de uma sentença favorável.

Respondido por Ruthykarvalho20
3

Resposta:

III, IV e 5

Explicação:

Perguntas interessantes