4 — Mãos a obra! Agora que vocês conhecem esta obra maravilhosa e sabem que ela é muito importante e apresenta muitas características da região Nordeste e problemas como a falta de água e a desigualdade social. Vamos fazer uma produção de texto comentando sobre tudo que você aprendeu sobre a obra refletindo sobre o importância da arte para a produção da obra em diversas linguagens. Lembrem-se a obra foi adaptada em Teatro, Música, Audiovisual e Artes Visuais (desenho).
Soluções para a tarefa
Resposta:Foi-se o tempo em que a aula de Arte só tinha ênfase nas artes plásticas e se resumia a desenhos e pinturas. Hoje, o bom currículo da disciplina deve contemplar as quatro linguagens: artes visuais, música, teatro e dança - o que nem sempre é cumprido em virtude da formação dos professores, muitos deles especialistas em apenas uma das áreas. Assim, se o educador estudou Música, por exemplo, essa linguagem acaba enfatizada no currículo. Para os especialistas, o ideal é trabalhar as quatro de forma integrada.
O fazer pedagógico na disciplina é baseado na chamada metodologia ou proposta triangular, defendida por Ana Mae Barbosa, da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo (USP), que contempla três eixos norteadores: reflexão, apreciação e produção. Priscila de Souza, professora da EE Gabriela Mistral, em São Paulo, trabalha dentro dessa abordagem. "Por meio desse tripé, o ser humano vivencia a arte em todas as suas dimensões, independentemente da linguagem escolhida."
dinada
Explicação:
Resposta:A obra trata de um nordestino, que está fugido da seca e indo para a cidade em busca de uma vida melhor. Milhares de nordestinos, ao longo da história, saem da sua terra em busca de novas oportunidades, muitos ficam pelo caminho e outros quando chegam à cidade acabam vivendo em condições precárias. Existe muitos severinas no nosso pais, e eles contribuíram para o crescimento de muitas cidades brasileiras. O livro pode ser considerado uma crítica à sociedade, principalmente aos governantes que não investem nas áreas rurais, mostra também o lado humano do homem, em sempre ir em busca de algo melhor, mostra como nosso povo é guerreiro, e como boa parte do Brasil é esquecida pelo restante do pais, assim, uma enorme desigualdade social.
Explicação: