4(Mackenzie-SP) A Semana de Arte Moderna de 1922, realizada na cidade de São Paulo entre os dias 11 e 15 de fevereiro, no palco do Teatro Municipal, identifica-se com:a)as transformações sociais e econômicas por que passava a sociedade brasileira e a reação à oligarquia agrária dominante.b)os ideais estéticos e morais da aristocracia cafeei-ra. propostos no manifesto modernista.c)a contestação no campo das artes ao modelo neo-liberal e desenvolvimentista que caracterizava o governo do presidente Washington Lufs.d)a reação cultural favorável ao impressionismo e aos padrões estéticos estrangeiros, introduzidos no Brasil pelos imigrantes.e)a contestação à industrialização de São Paulo, bem como as reivindicações operárias expressas no manifesto antropofágico.
Soluções para a tarefa
a)as transformações sociais e econômicas por que passava a sociedade brasileira e a reação à oligarquia agrária dominante.
Correto. A arte moderna era crítica das oligarquias e do modelo nacional de desenvolvimento, propondo um novo projeto de identidade nacional.
b)os ideais estéticos e morais da aristocracia cafeei-ra. propostos no manifesto modernista.
Falso. O manifesto modernista era uma crítica à compreensão estética predominante no período.
c)a contestação no campo das artes ao modelo neo-liberal e desenvolvimentista que caracterizava o governo do presidente Washington Luis.
Falso. O modelo neoliberal se desenvolve depois da Segunda Guerra Mundial, logo, depois da Semana de Arte Moderna.
d)a reação cultural favorável ao impressionismo e aos padrões estéticos estrangeiros, introduzidos no Brasil pelos imigrantes.
Falso. Os padrões estéticos estrangeiros estavam presentes no Brasil muito antes de os estrangeiros (no caso, imigrantes do século XIX e XX) chegarem.
e)a contestação à industrialização de São Paulo, bem como as reivindicações operárias expressas no manifesto antropofágico.
Falso. Não há uma contestação da industrialização.