Português, perguntado por triscahill7668, 1 ano atrás

4. Lewis Carroll escreveu este poema traduzido por Augusto de Campos. Leia. Jaguadarte Era briluz. As lesmolisas touvas Roldavam e relviam nos gramilvos. Estavam mimsicais as pintalouvas E os momirratos davam grilvos. "Foge do Jaguadarte, o que nào morre! Garra que agarra, bocarra que urra! Foge da ave Felfel, meu filho, e corre Do frumioso Babassura!" U Um dois! Um, dois! Sua espada mavorta Vai-vem, vem-vai, para trás. para diante! Cabeça fere, corta e, fera morta, Ei-lo que volta galunfante. "Pois entào tu mataste o Jaguadarte! Vem aos meus braços, homenino meu! Oh dia fremular! Bravooh! Bravarte!” Ele se ria jubileu. [...] Jaguadarte. de Lewis Carrol Trad, de Augusto de Campos a) Sobre o que trata o texto? Que pistas você usou para responder? b) A palavra “homenino” foi criada por Carroll/Campos a partir de duas outras. Identifique quantos e quais radicais compõem essa palavra e diga qual poderia ser o sentido dela no poema. c) Faça o mesmo com as palavras a seguir.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por angelicaaldspa6awv
16

Olá, tudo bem?


1. As consoantes “s” e “b” e as vogais “i”, “e” e “a” se repetem, criando a sonoridade.



2. a) O som pode estar contido na “sombra” das palavras, isto é, além da forma que vemos no papel, no jeito como as pronunciamos (que seria a “sombra” em si).



b) Se tomarmos “pena” como objeto usado para escrever, o ato de fazer a pena sair da penumbra pode referir-se ao ato de movimentá-la, colocá-la em ação para escrever. E se tomarmos “pena” como a ideia de sofrimento, o ato de fazer a pena sair da penumbra pode referir-se ao ato de fazer sentir a pena, isto é, a dor do eu-lírico no ato de escrevendo, discorrendo sobre ela (tirando-a da penumbra, onde estava escondida).



3. A interpretação que diz respeito à grafia dessas palavras propriamente dita. A palavra “som” está contida na palavra “sombra” graficamente, assim como a “pena” está contida na palavra “penumbra”.


Espero ter ajudado! (:


Perguntas interessantes