4. Leia o verbete lesma do dicionário Houaiss.
Lesma 1 design. comum a diversos pequenos moluscos gastrópodes, terrestres, da subclasse dos pulmonados, esp. aqueles da fam. dos limacídeos, encontrados ger. em lugares úmidos, providos de concha pequena, recoberta pelo manto; combé, cumbé, tintureiro-das-pedras [Podem se constituir em pragas agrícolas.].
a. Nesse verbete, qual é o sinônimo do substantivo lesma que pode ser considerado uma imagem poética? Ex-pliquem a característica do animal que deu origem a esse nome poético.
b. Escolham e copiem, do texto III, um segmento de dois versos que contenha uma imagem semelhante à repre - sentada por esse sinônimo.
c. O poema de Guto Lacaz (texto IV) foi criado para servir de ilustração ao poema “A lesma”, no livro de Ronald Polito. Como vocês o interpretam? Escolham dois versos do texto III que estejam mais diretamente relacionados a esse poema visual.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Tintureiro-das-pedras. Tintureiro é o nome dado aos profissionais que tingem artigos feitos de tecido. As lesmas deixam um rastro de muco
brilhante sobre a superfície por que passam, ou seja, segundo o nome-imagem, tingem a pedra
As letras repetidas e superpostas representam visualmente (imagem) o movimento da lesma, em câmera lenta, ao se
deslocar. O poema pode ser a imagem visual dos versos “é sempre a mesma, / deslizando majestática e alheia”.
Explicação:
espero ter ajudado ;)
Resposta:
a) O sinônimo de lesma que pode ser considerado uma imagem poética é "tintureiro-das-pedras", pois as lesmas deixam um rastro de muco brilhante por onde passam e tingem as pedras, segundo a imagem poética.
b) Um segmento de dois versos que contenha uma imagem semelhante à representada por esse sinônimo é "vai cobrindo de prata o caminho de areia" ou "recolhe desatenta sua cauda de estrelas".
c) A interpretação do texto IV é que as letras repetidas representam visualmente o movimento da lesma em câmera lenta ao se deslocar, mas usando dois versos do texto III para ajudar a compreender, seriam "deslizando majestática e alheia" e "côncava e retrátil".
Explicação:
Texto III
A lesma
A lesma
é sempre a mesma,
deslizando majestática e alheia,
côncava e retrátil,
vai cobrindo de prata
o caminho de areia.
A mesma lesma
que vai meio a esmo,
seguindo cegamente suas antenas
como se nada nem ninguém
pudesse detê-la,
recolhe desatenta sua cauda
de estrelas.