4)
Leia o trecho do texto a seguir:
“Ao longo da Idade Média, sucedem-se novelas de cavalaria, dentre as quais o Amadis de Gaula, o Merlim e José de Arimatéia. Portugal torna-se o território ideal para a acomodação e o desenvolvimento do espírito cavalheiresco, de tal forma que este, agonizante da França, vai permanecer vivo na Península até o início do século XVII. Dois ciclos, o dos Amadises e o dos Palmeirins, ampliam-se e desenvolvem-se no decurso do século XVI, chegando até ao seguinte. Entretanto, algumas transformações começam a dar-se no seio da novela de cavalaria medieval. Elementos eróticos, sentimentais, não-bélicos, insinuam-se aos poucos por entre as malhas estreitas das costumeiras e enredadas peripécias de audácia e bravura guerreira. É o Amadis o primeiro protagonista de novela onde já se evidenciam alguns traços do homem renascentista e moderno, a debater-se entre conflitos de vária [sic] ordem sentimental e ética, seja por influência clássica trazida pelos ventos humanistas do século XV, ou por influência de Boccaccio, seja por evolução natural de alguns componentes espirituais da matéria cavalheiresca, o certo é que o gosto pelas narrativas sentimentais e bucólicas ganha imediato e largo prestígio na Renascença. A própria novel de cavalaria, não podendo resistir ao sinal dos tempos, aceita francamente determinadas inovações de sentimentalidade e erotismo. Um sopro lírico invade o mundo da cavalaria. Assim, novelas como Cárcere de Amor e Tratado de Arnalte e Lucinda, de Diego de San Pedro, O Servo Livre do Amor, de Juan Rodríguez del Padrón, História dos Amores de Peregrino e Ginebra, de Hernando Díaz, Selva de Aventuras, de Jerônimo de Contreras, enquadram-se desde logo entre as narrativas sentimentais profusamente difundidas e aceitas no tempo” (MOISÉS, 1973, p.155, grifos do autor).
MOISÉS, Massaud. A criação literária: introdução à problemática da literatura. São Paulo: Melhoramentos, 1973.
O autor argumenta sobre a novela. Tendo isso em mente, considere as afirmações:
( ) O relevo guerreiro da novela se transformou, gradualmente, em descrição dos problemas cotidianos.
( ) Por influência da corte medieval, os temas da novela se modificaram lentamente, abandonando as guerras e aventuras.
( ) Portugal e França nunca fizeram parte do ciclo cavaleiresco, este se reduziu ao território do Reino Unido.
( ) A Renascença ainda conservava, como fundamento, a narrativa estritamente guerreira e virtuosa.
( ) A novela de cavalaria passou por transformações e aceitou as temáticas sentimentais e eróticas.
Considere as afirmações, o texto lido e escolha a alternativa que apresenta a ordem correta, sendo V para Verdadeiro e F para Falso:
Alternativas:
a)
F-V-F-V-F
b)
F-F-V-V-F
c)
F-V-F-F-V
d)
V-F-F-F-V
e)
V-V-F-F-V
Soluções para a tarefa
Resposta:
V-F-F-F-V
Explicação:
MOISÉS, Massaud. A criação literária: introdução à problemática da literatura. São Paulo: Melhoramentos, 1973.
O autor argumenta sobre a novela. Tendo isso em mente, considere as afirmações:
( ) O relevo guerreiro da novela se transformou, gradualmente, em descrição dos problemas cotidianos.
( ) Por influência da corte medieval, os temas da novela se modificaram lentamente, abandonando as guerras e aventuras.
( ) Portugal e França nunca fizeram parte do ciclo cavaleiresco, este se reduziu ao território do Reino Unido.
( ) A Renascença ainda conservava, como fundamento, a narrativa estritamente guerreira e virtuosa.
( ) A novela de cavalaria passou por transformações e aceitou as temáticas sentimentais e eróticas.
Considere as afirmações, o texto lido e escolha a alternativa que apresenta a ordem correta, sendo V para Verdadeiro e F para Falso:
Resposta:
Aap4 - Teoria da Literatura (Unopar)
1- d) I,III e IV
2- a) V-V-F-V-F
3- b) II, III e IV
4- d) V-F-F-F-V
Explicação:
CORRIGIDA PELO AVA