4.
Leia o trecho a seguir:
"Umas das mais importantes funções da lisogenia do ponto de vista médico é a síntese de várias exotoxinas em bactérias, como diftérica, botulínica, colérica e toxinas eritrogênicas, codificadas por genes de um bacteriófago integrado (prófago)" (LEVINSON, 2016).
Sobre o ciclo lisogênico, assinale a alternativa correta
A.
Durante o ciclo lisogênico, são produzidas centenas de novos vírions.
B.
A escolha da entrada no ciclo lítico ou lisogênico ocorre pelo balanço de duas proteínas, o repressor e o antagonista do repressor.
C.
Esse ciclo é somente observado em vírus que infectam humanos.
D.
Nesse ciclo, o genoma viral não é passado para as células-filhas após a replicação da célula hospedeira.
E.
Esse ciclo resulta na lise da célula hospedeira para que os vírus possam ser liberados.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A escolha da entrada no ciclo lítico ou lisogênico ocorre pelo balanço de duas proteínas, o repressor e o antagonista do repressor.
Explicação:
Durante o ciclo lisogênico, o DNA viral integra-se no DNA do hospedeiro, e nenhum novo vírion é produzido. A decisão de entrada nesse ciclo se dá pelo balanço entre as proteínas repressor e antagonista do repressor, quando o repressor inibe a transcrição viral, favorecendo o ciclo lisogênico, e o antagonista do repressor inibe a atividade dessa proteína, favorecendo o ciclo lítico. Esse fenômeno é muito comum em vírus que infectam bactérias, os bacteriófagos. Ao integrar seu DNA no genoma bacteriano, o vírus tem seu material genético replicado junto ao DNA da célula, sendo herdado pelas células-filhas bacterianas. Esse ciclo não leva à lise da célula hospedeira.