4)
Leia o trecho a seguir:
Os adeptos do neorrealismo defenderam uma concepção marxista da arte, pois afirmavam que a literatura deveria contribuir para a conscientização do indivíduo O escritor teria, assim, uma função social e deveria dispor da escrita que seria "um meio privilegiado de intervenção na vida social e política. Em função deste papel pedagógico-didático, a missão do escritor" seria "a de desmistificar as contradições de natureza social e econômica, mediante a apresentação das falhas do sistema responsável pela degradação humana." (Petrov, 2007, p.285)
Leia agora as seguintes afirmações:
I. Gaibéus, de Alves Redol, subverteu a visão da literatura neorrealista, pois o autor, embora tivesse ideias libertárias, sujeitou-se à defesa do capitalismo, que seria um sistema mais eficiente para eliminar a pobreza que as ideias socialistas, das quais foi um grande crítico.
II. Os neorrealistas privilegiaram sobretudo a prosa, cuja temática era a das classes oprimidas e pretendia-se denunciar a exploração do operariado e sua condição miserável de vida.
III. Os romances apresentam os conflitos sociais entre operários e patrões, camponeses e senhores da terra, entre os quais Emigrantes (1928) e A Selva (1930), de Ferreira de Castro, romances baseados em sua própria experiência de emigrante vivida na Amazônia, cujo mérito histórico é o de ter incorporado no romance a técnica jornalística.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
Apenas I e III
b)
Apenas III
c)
Apenas III
d)
Apenas II e III
e)
Apenas I e II
5)
Leia as afirmações a seguir e analise se são verdadeiras ou falsas:
( ) Na década de 50 do século XX, autores como Mário Cesariny e Alexandre O"Neill publicaram poemas surrealistas, retomando, pois, os ideais da literatura da década de 20. Porém, não demorou muito para que ambos os escritores abandonassem tal projeto em favor de uma literatura tipicamente mais clássica.
( ) Agustina Bessa Luís e Maria Velho da Costa são autoras da década de 70 associadas à escrita feminina e também a uma visão crítica da sociedade portuguesa, que acabava de retomar a liberdade, após o fim da ditadura salazarista.
( ) José Saramago construiu uma obra marcada pela ironia e pelo sarcasmo com que ele reinterpreta a história, realizando, deste modo, a crítica às instituições sociais vigentes. É possível também destacar o trabalho com a linguagem que faz o escritor em sua prosa de ficção, com destaque para romances como Levantado do chão e Memorial do Convento.
Assinale a alternativa que contemple a sequência correta.
Alternativas:
a)
F - F - V
b)
F - V - V
c)
V - V - V
d)
F - V - F
e)
F - F - F
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Avaliação 1. QUESTÃO 4. D 5. B
Perguntas interessantes
Pedagogia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás