Filosofia, perguntado por gelianasilva19, 3 meses atrás

4.

Leia o texto abaixo:


Eis finalmente, em toda a sua clareza, o que nós, com todas as precedentes argumentações, entendemos por alemão. O verdadeiro traço distintivo entre os homens consiste nisto: ou se acredita que no indivíduo existe um elemento absolutamente primitivo e original, acredita-se na liberdade, em um aperfeiçoamento infinito, no progresso eterno na raça humana, ou não se acredita em nenhuma dessas coisas, parecendo antes que na vida se faz exatamente o contrário delas.


NICOLA, Ubaldo. Antologia Ilustrada da Filosofia. São Paulo: Globo, 2005, p. 347.


Existe alguma característica em um povo que torna sua cultura superior à outra? Qual a resposta de FICHTE a tal pergunta?



A filosofia do povo alemão deveria se proteger do idealismo, pois a tarefa de todo alemão é se afastar de qualquer totalitarismo.



A língua não é base da identidade nacional. Defendeu a figura de Napoleão, pois ele representaria uma cultura superior à alemã.



A filosofia do povo alemão não estaria apta à educação da Europa, pois a língua alemã foi corrompida e perdeu seu caráter original.



A língua não é base da identidade nacional. Defendeu a adoção de termos estrangeiros, para manter um caráter internacional à cultura alemã.



Somos as palavras que utilizamos. Os homens são mais propriamente forjados pela língua

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
0

A resposta de Fichte para a pergunta: "existe alguma característica em um povo que torna sua cultura superior à outra?" é: A filosofia do povo alemão deveria se proteger do idealismo, pois a tarefa de todo alemão é se afastar de qualquer totalitarismo.

Fichte e o idealismo moderno

Partindo das ideias de Kant, Fichte elabora seu pensamento de modo a construir uma filosofia como ciência. Elabora a questão do "Eu Penso" de Kant para o entendimento do "Eu Puro", fruto da intuição intelectual, que se autocria e portanto, cria toda a realidade.

Assim para Fichte, o Eu se encarrega da criação do Ser, isto é, o Eu como agente do agir do Ser. E para agir, o Eu inteligente necessita se relacionar com outras pessoas, limitando então sua forma de agir, pois todos têm direito a liberdade.

Bons estudos!

Para saber mais sobre Fichte e o idealismo moderno leia: brainly.com.br/tarefa/44681943

#SPJ1

Anexos:

gabrielthierry700: va se fud3r sua desgraça
Perguntas interessantes