4. Leia o texto abaixo: "A atividade industrial não era muito significativa no Brasil até o século XIX. (...) durante a década de 1930, ela assumiu uma importància crescente na economia nacional. [...] Desde o início da industrialização brasileira, o estado de São Paulo tem a maior concentração de unidades fabris, que atualmente constituem um parque industrial moderno e diversificado." (Projeto Arariba: Geografia - Ensino Fundamental, São Paulo: Moderna, 2010.) Sobre o processo de industrialização brasileira indique a alternativa correta: a) Desde o inicio, a industrialização do Brasil concentrou-se na Região Norte, principalmente nas Regiões Metropolitanas de Manaus e Belém do Pará.
b) A partir da década de 1950, intensificou-se a implantação de indústrias na cidade de São Paulo e em cidades vizinhas. Também foi significativa a industrialização no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.
c) A industrialização dos estados da Região Nordeste cresce num ritmo mais acelerado do que o de outros estados e regiões do Brasil, desde os anos 1950 d) Hoje o principal parque industrial no Brasil, localiza-se na Região Sul do país.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Existe uma leitura que acha que a industrialização começou em 1930. Na realidade a Industrialização brasileira como na América do Norte ocorreu impulsionada pela Expansão Agrícola. Em 1840/50 a Europa passa a comprar alimentos e insumos para industria fora da Europa. Este movimento vai produzir nas Américas o que se denomina de Ressurgimento Agrícola. A produção das matérias primas e novos produtos como o Café, Tabaco e a Carne vão provocar um aumento significativo na Produção que em 1870 vai criar aquilo que denominamos de Complexo Agro-exportador. Na Realidade o Complexo Agro-exportador vai obrigar a uma rápida modernização na produção com as relações capitalistas de produção. A logística e o Transporte por Ferrovias que vão chegar em 1854 e com o Boom de expansão ferroviário em 1870 com as Ferrovias como Sorocabana, Companhia Paulista de Estradas de Ferro, a Mogiana, a Araraquarense, com Companhia Ferrovia Central do Brasil, Leopoldina, Provocam uma revolução e modernização das relações de produção. Pelos sistema de concessão para as ferrovias, não poderiam escravos trabalharem em hipótese alguma nas ferrovias, em qualquer tipo de serviço. A Ferrovia vai rebaixar os custos de transportes que eram muito pesados e o rebaixar os custos que absorviam 80 por cento dos lucros dos Produtores agrícolas para 20 por cento. Está margem de lucro que vai permanecer com os Produtores será reinvestido na substituição da mão de obra com a imigração e com a introdução de máquinas agrícolas para aumentar a produtividade. E neste momento que começam a surgir as colheitadeiras, ceifadeiras, arados modernos e máquinas e beneficiamento com a Famosa Lidegwood que vai trazer a produção de maquinas para beneficiar café, arroz, feijão. O Complexo Agro-industrial vai levar a parte do excedente e o lucro ser investido em outras atividades como industrias para tecelagens, alimentos e vestimentas. A Industria começa a produzir no Brasil artigos que eram importados e que vai ser a Base da primeira revolução industrial. Um exemplo pouco citado, são as Usinas de Açúcar que vão ser instaladas desde 1860 que exigiam um sistema complexo de maquinários. Assim em 1900 o Brasil já possuia um parque industrial em função da alavancagem do Complexo Agro-industrial, que demandavam um sistema complexo de armazenagem, beneficiamento, transporte e que vai ser a base juntos com os Serviços Urbanos, como energia elétrica, transportes. Em 1930 vai começar a Segunda Revolução Industrial.
Explicação: