4) Leia o texto a seguir e responda as questões:
A [revolução] farroupilha foi um típico movimento de elite. Embora tenha contado com ampla participação popular, estiveram sempre estas camadas a serviço de ricos estancieiros e charqueadores, integrando as forças rebeldes comandadas por eles. Curiosamente, todavia, os farroupilhas preocupavam-se com a sorte dos cativos que participaram da revolta.
a) de que maneira o farroupilhas defenderam os escravizados que lutaram ao seu lado.
b) Embora tenha havido muitos combates, a repressão à revolução farroupilha foi mais branda em relação à de outras rebeliões do período regencial. Por que essa revolta recebeu tratamento diferente das autoridades?
Soluções para a tarefa
Resposta: A)Os escravizados que lutaram ao lado dos revoltosos seriam alforriados (libertados) caso vencessem as disputas contra o Governo Central, de modo que seriam cidadãos (em teoria,em condição de igualdade) na nova sociedade a ser fundada pela Revolução.
B)Por diversas razões: O controle do movimento sempre esteve na mão das elites locais e a região era estratégica porque se localizava nas fronteiras da bacia platina. Era importante manter esses territórios,e suas lideranças, ao lado do Império,para preservar a integridade territorial do país.
Explicação:sla,ta na apostila.
Resposta:
a) Ao final do conflito, os farroupilhas negociaram alforria para os escravizados que lutaram na revolução.
b) Porque a liderança do movimento sempre esteve nas mãos da elite local, ou seja, não se tratava de uma luta pelos interesses populares. Outra razão foi a localização geográfica estratégica da região, que fica na fronteira com os países da região da bacia do Prata. Era necessário contar com o apoio das elites locais para manter o território a salvo de invasões e ocupações estrangeiras.
Explicação:
plurall