Física, perguntado por isahbarb, 4 meses atrás

4.Leia o texto a segui sobre Aquecimento Global:

AQUECIMENTO DO PLANETA JÁ É O MAIOR EVENTO CLIMÁTICO EM 2 MIL ANOS, INDICA PESQUISA

O aquecimento global é uma das consequências das alterações climáticas ocorridas no planeta. A temperatura média anual está aumentando em proporções preocupantes. A elevação das temperaturas é detectada nos oceanos, atmosfera, o que provoca um desequilíbrio ambiental, afetando vidas aquáticas e terrestres.
A pesquisa indica que o atual aquecimento global é mais alto que qualquer outro observado anteriormente. No texto, os cientistas dizem seus achados mostram que argumentos usados pelos céticos em relação às mudanças climáticas não são válidos.
Ao examinarem a história climática do mundo nos últimos séculos, pesquisadores identificaram vários episódios importantes que se destacaram. Eles variaram desde o "Período Quente Romano", que registou, entre 250 d.C. e 400 d.C., um clima excepcionalmente quente em toda a Europa, até a famosa Pequena Era do Gelo, quando as temperaturas baixaram durante séculos seguidos a partir de 1300.
Esses acontecimentos são vistos por alguns, em especial os céticos em relação às mudanças climáticas, como evidência de que o mundo aqueceu e esfriou muitas vezes ao longo dos séculos e, por isso, o aquecimento observado a partir da Revolução Industrial é parte desse ciclo padrão - portanto, não haveria nada para se alarmar.
Mas três novos trabalhos de pesquisa, entre eles o publicado na revista Nature por esses cinco pesquisadores, mostram que os fundamentos desse argumento não são tão sólidos.
De acordo com o artigo da Nature, os cientistas reconstruíram as condições climáticas que existiam nos últimos 2 mil anos, usando 700 registros "proxy" de mudanças de temperatura - indicadores que permitam tirar conclusões a partir de dados climáticos indiretos como anéis de árvores, corais e sedimentos de lagos. Os pesquisadores observaram que, antes da era industrial moderna, a influência mais significativa no clima eram os vulcões. Eles não encontraram nenhuma indicação de que variações na radiação do Sol tenham impactado as temperaturas globais médias.
Muitos especialistas argumentam que os achados são capazes de desbancar muitas das afirmações feitas por céticos do clima nas últimas décadas.
"Este artigo deve finalmente fazer com que os que negam as mudanças climáticas parem de alegar que o aquecimento global observado recentemente é parte de um ciclo climático natural", disse o professor Mark Maslin, da Universidade College London, no Reino Unido, que também não participou dos estudos.
"Este artigo mostra a diferença verdadeiramente nítida entre as mudanças regionais e localizadas no clima do passado e o efeito verdadeiramente global das emissões de gases de efeito estufa antrópicas", completa Maslin.

Agora Responda:

a) Como se caracteriza o processo de aquecimento global?

b) O aquecimento global é um processo caracterizado pelo aumento da temperatura média do planeta. Realize uma pesquisa para descobrir qual o fenômeno natural intensificado que está envolvido neste processo.

c) Após a leitura do texto, cite atividades humanas que podem intensificar o aquecimento global.

Soluções para a tarefa

Respondido por vmaria35
0

Confira, a seguir, uma pirâmide social que ilustra a sociedade feudal:

feudalismo - pirâmide social

Clero

O clero constitui a autoridade religiosa feudal. Por meio do clero todos são achegados a Deus e, por isso, é considerado um poder muito importante dentro do feudo.

Em outras palavras, o clero cuidava da vida espiritual da sociedade do feudo.

Nobreza

A nobreza era composta por pessoas de linhagem elitista, geralmente os familiares do senhor feudal.

A principal função desse estamento é a defesa e proteção do feudo, por exemplo na manutenção de batalhas ou problemas de segurança ao redor do território.

Servos

Por fim, na base da pirâmide, existem os servos e camponeses, pessoas destinadas ao trabalho ou “labor”. Geralmente, trabalhavam nas terras do senhor feudal em troca do alimento, além disso eles pagavam diversos impostos para as duas camadas mais elevadas da sociedade feudal.

Os impostos eram cobrados em porções da colheita e representavam porcentagens significativas dos alimentos cultivados. Na Baixa Idade Média, a taxação excessiva tornou-se motivo de revoltas camponesas – como a Grande Jacquerie, ocorrida na França.

Importante citar, também, a diferença entre servos e vilões – termos recorrentes no vestibular. Compreenda melhor com a imagem abaixo:

feudalismo - servo vs vilão

Economia feudal

A economia feudal era dependente da agricultura, que acontecia de forma não organizada ou sistemática.

Além disso, a mão de obra era servil e não foram notados casos de escravidão.

A grande questão do modelo feudalista é a falta de sistematização econômica e agrária que culminou em uma grande fome sistemática ao fim da Idade Média.

Política feudal

A política feudal era teocrática, ou seja, muito voltada para a obediência a Deus e ao clero.

Justamente por essa razão, a dominação servil era justificada com argumentos bíblicos e argumentos como “a vontade de Deus”.

Nesse sentido, a organização política dos feudos era marcada pela submissão em troca de alimento e abrigo – situação completamente apoiada pelo clero, principal comando social da época.

Concessão de terras

Por fim, é importante destacar o conceito de vassalagem.

A vassalagem é uma relação entre dois nobres que, por meio de um cumprimento do tipo “selinho”, se comprometiam a formar um quadro hierárquico.

Um deles, o suserano, concedia terras para o outro, chamado de vassalo. Em troca, o vassalo deveria cuidar e zelar daquele território, com o crescimento de um feudo naquela área.

A vassalagem causou o nascimento de muitos pequenos territórios dominados por várias pessoas diferentes, como vários bairros com leis, pesos e medidas próprias. Dada essa fragmentação, a Europa ficou conhecida como um mapa de “colcha de retalhos”, em que ocorria uma descentralização política com o poder marcado pela posse de terras.

Crise do feudalismo

Por volta do século XV, já na Baixa Idade Média, o feudalismo entrou em declínio. O que ocorreu devido ao grande número de pessoas que a Europa concentrava, ao mesmo tempo em que a oferta de alimentos era pouca – a crise de fome e miséria se instalou por grande parte dos feudos europeus.

Ao mesmo tempo, a Igreja promovia as Cruzadas até o Oriente, que marcaram um maior contato com uma civilização diferente – o que suscitou maior atividade comercial e novos pontos de mercado.

Por fim, muitas pessoas passaram a habitar a parte externa das fortalezas feudais, nos chamados burgos. Nesse período, os burgueses estabeleceram inovações econômicas e sociais e, posteriormente, o capitalismo se fortaleceu.

Questões resolvidas

Agora que você já entende a organização feudal e seus desdobramentos, teste seus conhecimentos com as questões de vestibulares abaixo. Além disso, confira a resolução que o Estratégia Vestibulares desenvolveu e compare com o seu raciocínio. Bons estudos!


rafabarbosita: isso não tem nada haver com oq eu perguntei
vmaria35: é que eu coloquei errado
vmaria35: foi mal
rafabarbosita: vc colocou na pergunta errada ou a resposta errada??
vmaria35: na pergunta errada
vmaria35: pode olhar,minhas respostas
Perguntas interessantes