4) Leia o miniconto de Dalton Trevisan (111 ais, 2008): -Nunca tomei um copo d'água sem dar metade a ela, que no fim me traiu. O texto é iniciado por um travessão indicando a fala de um personagem. Para entender o sentido dessa fala, somos levados a pressupor informações sobre o personagem que fala e o contexto da fala. As pressuposições são facilitadas por uma pista textual deixada pelo autor. Assinale a alternativa que indica tal pista.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c) Utilização do pronome de terceira pessoa do singular na forma feminina.
Explicação:
RESPOSTA CORRETA
Baseado na utilização desse pronome o leitor é levado a pressupor (levantar informações prévias) sobre o contexto, sendo conduzido a relacionar o contexto com uma situação cotidiana de traição entre casais.
A alternativa C tem a pista correta sobre o elemento linguístico utilizado no conto de Dalton Trevisan, sendo: utilização do pronome de terceira pessoa do singular na forma feminina
Por que "ela"?
Através do pronome "ela" supomos que o autor fala sobre sua parceira romântica, pois o assunto de "traição" entre casais é um tanto corriqueiro na literatura e em outras mídias.
Esse texto deixa espaço para que a imaginação do leitor interfira na interpretação, pois ao pensar e deduzir qualquer coisa, a pessoa precisa levar em consideração as próprias experiências e vivências, como se completasse uma lacuna.
Veja mais sobre a interpretação de textos: https://brainly.com.br/tarefa/22840907
#SPJ2