Administração, perguntado por Usuário anônimo, 5 meses atrás

4) Leia o fragmento do artigo "Regionalismos que aprendi aqui", apresentado a seguir para responder a questão.

O famoso "tomar de conta"

Aqui eu também encontrei essa expressão que não se usa pouco. É mais ou menos assim: "Fulano chegou aqui na festa e 'tomou de conta". Essa nem no Dicionário Informal eu achei. Significa a mesma coisa que "tomar conta", que é cuidar ou invadir.
(...) Aliás, não consigo explicar a inclusão dessa preposição no meio de tomar conta. Não tenho uma hipótese para isso ainda. Carece de melhor olhada.
Isso me lembrou um programa policial de tevê em que se falava sempre que um carro roubado foi "tomado de assalto". A expressão "tomar de assalto" não significa levar algo de outrem, mas é um termo militar que quer dizer "invadir algo de surpresa". Mais uma confusão, né?
Gente de fora de Brasília e de Goiás também vão estranhar essas novidades.
Tendo por base o texto lido e as características da oralidade e da escrita em língua portuguesa, analise as seguintes afirmativas:

I. A inclusão da preposição "de" nas expressões "tomar de conta" e "tomar de assalto" é uma forma que os brasileiros encontraram de empregar na oralidade expressões que se usa normalmente na escrita.
II. A inclusão da preposição "de" na expressão "tomar conta" transforma uma expressão oral usada por todo falante do português em uma expressão regional usada especificamente pelos habitantes de Brasília e Goiás.
III. A expressão "tomar de assalto já é comum na oralidade para os falantes de português no Brasil, mas, ao ser empregada em Brasília e Goiás com um sentido diferente do inicial, ela se transforma em uma expressão regional.
IV. As expressões "tomar conta" e "tomar de assalto", comuns no uso oral da língua portuguesa, deverão ser substituídas por "cuidar ou invadir" e "invadir algo de surpresa" em um texto escrito.
V. O uso que os habitantes de Brasília e Goiás fazem das expressões "tomar de conta" e "tomar de assalto" expressa seu desconhecimento acerca das re regem a oralidade e a escrita em língua portuguesa.
Considerando o contexto apresentado, é correto APENAS o que se afirma em:
A. II, III e IV.
B. II, III, IV e V.
C. III, IV e V.
D. I, II e III.
E. I, II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por bordinilidineia
24

Resposta:

a)- ll, lll, lV apenas

Explicação:

boa sorte!!!


EderSorocaba: Está correta!
bordinilidineia: ok
eliandrocc2018: corretissima letra E II,III,IV
Respondido por cecilianeivaborges
36

Resposta:

Estão corretas as afirmativas II, III e IV, LETRA E.


cecilianeivaborges: vai la no meu perfil e responde duas perguntas, e pq estou testando as pessoas desse site rsrsrs
cecilianeivaborges: aaaah que bom! vdd
cecilianeivaborges: ok
cecilianeivaborges: Ta bom moh
Perguntas interessantes