4. Leia o fragmento abaixo e responda às questões. “O inimigo é a grande justificativa do terror; o Estado totalitário não pode viver sem inimigos. Se lhe faltam, ele os inventará. Uma vez identificados não contarão com nenhuma piedade.” TODOROV, Tzvetan. O homem desenraizado. Rio de Janeiro: Record, 1999. p. 36. a) Considerando o que você estudou, por que os regimes totalitários precisam de “inimigos”? De que maneira esses inimigos são apresentados à população? b) Quais foram os principais inimigos internos “escolhidos” por Hitler, na Alemanha nazista?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Os regimes totalitários fieis as características fascistas acreditam que o país cujo o qual pertencem se destaca em relação aos outros e por isso devem dominar as nações inferiores. Sendo assim qualquer nação, governo e/ou ideologia que vá contra aos princípios defendidos pelo regime é uma ameça ao desenvolvimento nacional e ao governo. Esses regimes investiam massivamente em propagandas que na maioria das vezes introduziam o "inimigo" de forma caracterizada e alguns acontecimentos colocados como preocupações na visão do estado não fazia sentido como "comunistas que comiam crianças" e que judeus são "animais". Na Alemanha também houve um método que ficou conhecido como "juventude Hitlerista", onde era ensinado para crianças e adolescentes nas escolas qualquer teoria que incentivasse o racismo e a luta contra as ameaças ao governo, alterando acontecimentos históricos de forma que houvesse um maniqueísmo, em que os demais países eram os vilões e o reich um tipo de herói injustiçado, também pregavam uma certa devoção ao Hitler.
b) A Alemanha nazista lutava principalmente contra a "ameaça" comunista dentro de seu território, contra quem discordasse da ideologia publicada por Hitler, os judeus que por ocupar grande parte da parcela bem sucedida da sociedade foram acusados de roubarem os empregos e oportunidades da "raça pura" e por ser fascista o partido se orgulhava de defender princípios conservadores, repudiando qualquer sexualidade ou identidade de gênero que não fosse hétero cis, raças que não fossem a chamada ariana e ideias revolucionárias, inclusive se posicionavam abertamente contra o raciocínio individual e por isso as propagandas do partido eram compostas principalmente por ilustrações com frases de comando, tendo como intuito fixar na cabeça da população a mensagem sem exigir reflexão.
(Resposta inteiramente desenvolvida por mim, sem trechos retirados de outros sites.)
Resposta:
Se você veio do plurall buscar esta resposta, a resposta é a letra C.
Se você não veio do plurall, a resposta a cima é ideal para você!