.
4. leia o cartum, o trecho de notícia e a tirinha abaixo e responda aos itens A, B e C
*Imagens do livro
A) No cartum, a forma do verbo fazer, no plural, está adequada ou inadequada? Justifique
B) Leia o quadrado ao lado, depois releia a tirinha e responda; a frase inscrita no tumulo, e lida por Eddie, exemplifique um caso de hipercorreção? Justifique
Quadrado roxo do livro
C) Identifique, no trecho da notícia, um caso de hipercorreção e reescreva o, fazendo a adequação á norma culta. Depois apresente uma hipótese para explicar que característica da estrutura sintática da frase teria induzido o redator a cometer o erro.
Soluções para a tarefa
4. a) A forma do verbo "fazer", no plural, está adequada, pois está na 3ª pessoa do plural, indeterminando o sujeito da frase.
> Atenção: o termo "espelho" não é sujeito, mas objeto do verbo "fazem".
b) Não, pois a frase lida por Eddir está de acordo com a norma culta.
A forma verbal "fazem" está acompanhada do pronome apassivador "se". Assim, sua forma no plural está correta, pois concorda com o sujeito paciente "armaduras".
A frase está na voz passiva pronominal.
c) O trecho em que há hipercorreção é:
"E apesar de se tratarem..."
Correção: "E apesar de se tratar..."
O que justifica esse erro é que, provavelmente, o autor do texto pensou que "times fortes" fosse sujeito do verbo "tratar", assim flexionou o verbo no plural para concordar com ele.
Porém, como esse termo está introduzido por preposição, não pode ser sujeito. Na verdade, o "se" é índice de indeterminação do sujeito, logo a frase tem sujeito indeterminado.