4)
Leia com atenção o trecho de Massaud Moisés (2008) a respeito dos heterônimos de Fernando Pessoa:
"Os heterônimos constituem [...] meios de conhecer a complexidade do real, impossível para uma única pessoa. O poeta não poderia, obviamente, multiplicar-se em número igual aos seres viventes nas três dimensões temporais. Em vista disso, multiplica-se em heterônimos-símbolos, como se lhe fosse possível chegar a cosmovisões arquetípicas, necessariamente pouco numerosas, nas quais se enquadrariam todas as cosmovisões particulares, incapazes de se expressar como tal. Seria como encontrar as visões-matrizes da realidade, apenas alteradas no plano do indivíduo, e portanto passíveis de limitar-se, ao menos inicialmente, a um pequeno número, embora fosse inviável prever qual seria: a visão pessoana da realidade descortinaria comportamentos-padrões sem conhecer-lhes o número exato."
(MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa. São Paulo: Cultrix, 2008, p. 334).
Levando em consideração os heterônimos de Fernando Pessoa e a citação trazida, analise as afirmativas a seguir:
I) Heterônimo é um sinônimo para pseudônimo, ou seja, trata-se da utilização de um nome escolhido pelo autor para a assinatura de uma obra literária.
II) Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis são os três heterônimos pessoanos mais conhecidos.
III) O único ponto em comum entre os diferentes heterônimos pessoanos é o desajustamento, característica também percebida em Fernando Pessoa.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
apenas I e II.
b)
apenas II e III.
c)
apenas II.
d)
apenas I.
e)
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
marquei Alternativa E
Explicação:
Todas Verdadeiras
I, II e III
Perguntas interessantes