4. (Fuvwt-SP) Leia o texto.[...] O surto marítimo que enche sua [de Portugal] história do século XV não resultara do extravasamento de nenhum excesso de população, mas fora apenas provocado por uma burguesia comercial sedenta de lucros, e que não encontrava no reduzido território pátrio satisfação à sua desmedida ambição. A ascensão do fundador da Casa de Avis ao trono português trouxe esta burguesia para um primeiro plano. Fora ela quem, para se livrar da ameaça castelhana e do poder da nobreza, representado pela Rainha Leonor Teles, cingira o Mestre de Avis com a coroa lusitana. Era ela, portanto, quem devia merecer do novo rei o melhor das suas atenções. [...]Caio Prado Júnior. Svohçòo político do Btosil. Adaptado.0 pronome "ela* da frase "Era ela, portanto, quem devia merecer donovo rei o melhor das suas atenções", refere-se a•] "desmedida ambição", d) "ameaça castelhana”.b)“Casa de Avis".•) "Rainha Leonor Teles".c)"esta burguesia".
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
22
Olá
O pronome "ela" é uma clara referência à burguesia.
A partir da leitura do trecho, podemos perceber que foram as ações da burguesia que provocaram o alvoroço. Os componentes desse grupo social, se viram ameaçados e precisavam fazer algo, e essas suas atitudes tiveram consequências, uma delas; a ascensão de Mestre de Avis como rei.
Se por causa da burguesia o Mestre virou Rei, então é à burguesia que ele deve suas melhores intenções.
LETRA CORRETA: C
Respondido por
11
O pronome "ela" da frase "Era ela, portanto, quem devia merecer do novo rei o melhor das suas atenções", refere-se a
A)“desmedida ambição”.
B)“Casa de Avis”.
C)--->“esta burguesia”.<-----
D)“ameaça castelhana”.
E)“Rainha Leonor Teles”.
O pronome ELA refere-se a
"Esta burguesia " JUSTIFICATIVA >>>
se foi , a burguesia que colocou a Casa de Avis no trono de Portugal ,logo , eram "os burgueses" que deveriam ter dos privilégios dados pela coroa.
Perguntas interessantes