4 - (FUVEST-SP) "... quando o príncipe regente português, D. João, chegou de malas e bagagens para residir no Brasil, houve um grande alvoroço na cidade do Rio de Janeiro. Afinal era a própria encarnação do rei (...) que aqui desembarcava. D. João não precisou, porém, caminhar muito para alojar-se. Logo em frente ao cais estava localizado o Palácio dos Vice-Reis". (Lilia Schwarcz. As Barbas do Imperador.) O significado da chegada de D. João ao Rio de Janeiro pode ser resumido como: a) Decorrência da loucura da rainha Dona Maria I, que não conseguia se impor no contexto políti- co europeu. b) Fruto das derrotas militares sofridas pelos portugueses ante os exércitos britânicos e de Napo- leão Bonaparte. c) Inversão da relação entre metrópole e colônia, já que a sede política do império passava do cen- tro para a periferia. d) Alteração da relação política entre monarcas e vice-reis, pois estes passaram a controlar o man- do a partir das colônias. e) Imposição do comércio britânico, que precisava do deslocamento do eixo político para conse- guir isenções alfandegárias.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a LETRA C:
"inversão da relação entre metrópole e colônia já que a sede política do império passava de Portugal (Metrópole) para o Brasil ( Colônia)."
Quando Dom João se instalou em nosso país, no Rio de Janeiro, ocorreu então a inversão da "relação entre metrópole e colônia", considerando-se que acontecia uma mudança, em especial no que diz respeito relação à Colônia de Portugal.
Devido a isso, Dom João optou por estabelecer uma política centralizada no Rio de Janeiro, visando ter melhor controle do país.
A corte real portuguesa fugiu de Portugal por ter rompido a imposição que Napoleão impunha aos países europeus (que não viessem a fazer qualquer contato com a Inglaterra). Como Napoleão invadiu Portugal, o único jeito era trazer todo o sistema pra colônia, assim ouve essa inversão de papeis
A chegada de D. João ao Rio de Janeiro teve um forte significado e indicada a inversão da relação entre metrópole e colônia, isso porque havia um movimento do centro para a periferia (alternativa C).
O movimento contrario que levou a sede politica do império do centro para a periferia foi uma estratégia para facilitar a fuga, observação de inimigos, entrada e saída de recursos e diminuir gastos com transporte.
Normalmente os países levavam as suas capitais para as regiões mais centrais do país para a proteção contra ataques inimigos, hoje em dia essa vantagem militar não existe mais.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/3012890