4. (Fuvest-SP) Leia o texto. Ditadura / Democracia A diferença entre uma democracia e um país totalitário é que numa democracia todo mundo reclama, ninguém vive satisfeito. Mas se você perguntar a qualquer cidadão de uma ditadura o que acha do seu país, ele responde, sem hesitação: "Não posso me queixar". Millór Fernandes. Millòr definitivo-, a Biblia do caos. a) Para produzir o efeito de humor que o caracteriza, esse texto emprega o recurso da ambiguidade? Justifique sua resposta. b) Reescreva a segunda parte do texto (de “Mas* até “queixar"), pondo no plural a palavra “cidadão” e fazendo as modificações necessárias.
Soluções para a tarefa
Sobre o texto Ditadura/Democracia, veja-se:
a) O que produz o efeito de humor que caracteriza o texto é o trecho que diz: "Não posso me queixar", e de certa forma tem o recurso da ambiguidade empregado, uma vez que passa um duplo sentido do que realmente explica o cidadão, pois não se sabe se de fato ele não tem o que se queixar ou se ele não pode falar suas queixas por viver numa ditadura.
b) Para que o texto fique no plural em acordo com a palavra cidadão no plural a frase ficará da seguinte maneira: "Mas se você perguntar a quaisquer cidadãos de uma ditadura o que acham de seu país, eles respondem, sem hesitação: Não podemos nos queixar."
Resposta:
a) Sim. Em não posso me queixar, há duas possibilidades de entendimento: "Não tenho de que me queixar, porque estou satisfeito" e "Não devo me queixar, pois posso ser punido pelo governo caso manifeste minha opinião e minhas ideias".
b) Mas se você perguntar a quaisquer cidadãos de uma ditadura o que acham do seu país, eles respondem sem hesitação: " Não podemos nos queixar ".