Química, perguntado por popeye1, 1 ano atrás

4 - (FUVEST) - A reação do propano com cloro gasoso, em presença de luz, produz dois compostos monoclorados.

Na reação do cloro gasoso com 2,2-dimetilbutando, em presença de luz, o número de compostos monoclorados que podem ser formados e que não possuem, em sua molécula, carbono assimétrico é:

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Anexos:

popeye1: Poderia montar a equação?

Soluções para a tarefa

Respondido por Broonj2
50
Todas as equações também formam HCl (ácido clorídrico), porque é uma reação de substituição, entra o cloro no lugar do hidrogênio e o cloro que sobrou (porque era um gás cloro, Cl₂) se liga com o hidrogênio que saiu.

Eu marquei o carbono assimétrico na segunda reação, aquela reação não conta na questão.
Anexos:

popeye1: Na questão diz que não pode ter carbono assimétrico
popeye1: Assim, obrigado!
Respondido por mayaravieiraj
28

O número de compostos monoclorados que podem ser formados e que não possuem, em sua molécula, carbono assimétrico é: e) 5.

De acordo com os princípios da química, durante o equilíbrio de uma reação, as quantidades de reagentes e produtos ficam constantes, o que não significa que elas sejam iguais, mas apenas que não varia com o passar do tempo.

No caso em questão, a reação que ocorre é a reação de substituição em presença de catalisador e luz U.V. Durante esse processo, o radical cloro, que possui 7 elétrons na camada de valência, ''ataca'' a molécula orgânica, ficando no lugar de um dos hidrogênios da cadeia principal.

Leia mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/14324331

Anexos:
Perguntas interessantes