4) “Fundamental para a compreensão do judaísmo oficial e sua rejeição de Jesus, bem como a sua rejeição por Jesus, é a sua concepção de pureza, presente tanto entre fariseus como entre saduceus e essênios. A ideia da pureza configurava um sistema classificatório das coisas e pessoas, e determinava a pertença e a identidade das pessoas ao povo judeu – povo de YHWH.”
ZABATIERO, Júlio P. T. M, Métodos de Estudos Bíblicos do Novo Testamento. Maringá: Unicesumar, 2017, p. 136.
No texto de Romanos 4.4-8 há uma leitura muito semelhante à atitude de Jesus em Marcos, vejamos:
4:4 Ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como favor e sim como dívida.
4:5 Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça.
4:6 E é assim também que Davi declara ser bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça, independentemente de obras:
4:7 Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos;
4:8 bem-aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado.
A partir da compreensão dos textos acima, avalie qual opção abaixo caracteriza melhor a dimensão teológica da ação de Jesus no texto de Marcos 2,13-18:
Alternativa 1:
Jesus rompeu com a teologia judaica.
Alternativa 2:
Jesus criou uma nova teologia de valorização do outro.
Alternativa 3:
Jesus manifestou a graça de Deus pela não condenação e inclusão dos pecadores.
Alternativa 4:
Jesus se incluiu os excluídos e excluiu os que se achavam incluídos.
Alternativa 5:
Jesus negou a teologia da retribuição.
Soluções para a tarefa
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Resposta:
Alternativa 3
Explicação:
A graça é que salva e redime os pecadores, a quem Deus deixa de imputar a condenação.
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Resposta:
alternativa 3
Explicação:
Jesus manifestou a graça
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Jesus manifestou a graça de Deus pela não condenação e inclusão dos pecadores.