4 fenômenos celulares mais importantes do desenvolvimento embrionário?
Soluções para a tarefa
Blástula: embrião oco.
Gástrula: formação dos folhetos embrionários, e há a presença do intestino primitivo (arquêntero).
Nêurula: formação do tubo neural, e começa a diferenciação dos folhetos em órgãos.
O desenvolvimento embrionário é extremamente complexo e composto de muitos processos, mas os fenômenos celulares mais importantes do desenvolvimento embrionário são:
Mórula
A mórula é o primeiro estágio embrionário. Ela é maciça, repleta de células. Depois que a mórula é formada, suas células (os blastômeros) começam a migrar para a região periférica, formando uma cavidade central chamada de blastocele. Isso ocorre porque as células começam secretar proteínas para o interior da mórula.
Blástula
Quando a mórula chega ao útero, começa a surgir em seu interior uma cavidade, conhecida como cavidade blastocística. Essa alteração acontece devido à uma reorganização das células, que começam a ocupar a periferia, formando a cavidade. O interior dessa cavidade é preenchido por fluido, originado do útero, que penetra pela zona pelúcida. Essa cavidade é chamada também de blastocele. Nesse momento, o embrião deixa de ser chamado de mórula e passa a ser chamado de blástula.
Gástrula
A gastrulação se inicia com o surgimento de uma linha conhecida como linha primitiva (originada por uma camada de células denominadas epiblastos, é uma diferenciação do embrioblasto que ocorre anteriormente ao processo de gastrulação).
Nêurula
A neurulação é o processo que dará origem ao sistema nervoso do embrião, que nesse estágio, é conhecido como nêurula. Esse processo é induzido/estimulado pela notocorda. O sistema nervoso é derivado do ectoderma.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/19396444