ENEM, perguntado por emelynassis6117, 6 meses atrás

4. (FASA) Analisando a charge de Latuff, podemos perceber que o combate à violência no Brasil. A) demonstra uma ação imparcial dos agentes públicos de combate ao crime organizado no país. B) apresenta uma atitude consonante com o desejo da sociedade brasileira nos dias de hoje. C) retrata uma compreensão diferente da violência, dependendo do olhar de quem a analisa. D) revela uma ação do Estado brasileiro consonante com os princípios da cidadania plena.

Soluções para a tarefa

Respondido por celinidvd38
15

Explicacao

(c) retrata uma compreensao diferente da violencia dependendo do olhar de quem analisar

Respondido por thaislopesofc
5

Resposta:

Retrata uma compreensão diferente da violência, dependendo do olhar de quem a analisa. ALTERNATIVA (C).

Explicação:

A VIOLÊNCIA NO BRASIL  

INTRODUÇÃO  

Trezentos milhões de reais por dia é o custo estimado da violência no Brasil, o equivalente ao orçamento anual do Fundo Nacional de Segurança Pública, e um valor superior ao envolvido na reforma da Previdência que tanto mobilizou os governos. Esses valores não contabilizam o sofrimento físico e psicológico das vítimas da violência brasileira, uma das mais dramáticas do mundo. Com 3% da população mundial o Brasil concentra 9% dos homicídios cometidos no planeta. Os homicídios cresceram 29% na década passada e entre os jovens esse crescimento foi de 48%. As mortes violentas de jovens aqui são 88 vezes maiores do que na França. E poucos países sofrem as ações de terrorismo urbano como as praticados por traficantes no Rio de Janeiro.  

Alguns indicadores mostram a precariedade dos sistemas de contenção da violência. Cerca de 2.000 roubos ocorrem diariamente na Grande São Paulo e em menos de 3% os assaltantes são presos no momento do crime. Se mesmo assim há um explosivo crescimento de nossa população carcerária é porque não basta prender. As estratégias reativas da polícia e os métodos obsoletos de investigação não estão conseguindo conter significativamente o grande volume de crimes. No Rio de Janeiro, apenas 1% dos homicídios chega a ser esclarecido pelos trabalhos de investigação, segundo revelação do Ministério Público. Se essa "eficiência" da polícia e da justiça for dobrada, a um custo impagável, o volume de crimes mal será afetado. Esse retrato da impotência de nosso sistema de controle criminal é revelador da necessidade de uma profunda reforma no sistema de prevenção criminal e não apenas isso, é necessário que as causas da violência também sejas adequadamente tratadas, sem o que a crise da segurança pública no País não será alterada significativamente.    

CONCLUSÃO  

A violência no Brasil atingiu índices inaceitáveis e a grande dificuldade em se por um fim a esse mal é a multiplicidade e grandeza de suas causas. O que existe é um ciclo vicioso: Condição econômica do país -> Desigualdade social -> Crimes -> Violência -> Polícia ineficiente (condição econômica do pais). Tratar problemas como este  exige total participação da sociedade e empenho singular dos órgãos administrativos.


joanyfroesgmailcom: vlwww
thaislopesofc: De nada. :)
Pedro20055: gihlo
Perguntas interessantes