4. Explique porque os habitantes da Etiópia ficaram conhecidos como “A terra de homens escuros”.
Soluções para a tarefa
Explicação:
A Aethiopia foi conhecida como “A terra de homens escuros”. Derivação da palavra grega Aethiops, referência ao filho do deus Vulcano, e que passou a designar os “homens de pele escura”.
De acordo com Oliveira (2008), interpretações cristãs contribuíram na construção de ideário negativo sobre a África. Por exemplo, as pinturas da Antiguidade relatavam o inferno como um local de calor insuportável e habitado por monstros de cor escura. Uma clara referência a Aethiopia.
Há também uma associação entre os africanos e a teoria camita, que condicionava os habitantes daquele local (negros) à condição de escravos.
"A teoria camita afirma de forma categórica que o filho de Noé, Cam, teria zombado do pai e, devido a esta postura recaiu sobre ele e seus herdeiros a praga da escravidão. Os herdeiros de Cam na Bíblia habitariam a orla africana do mar vermelho. A teoria camita foi agregada a cartografia de Cláudio Ptolomeu e a cosmologia cristã e, a partir daí justificou o lugar social e territorial dos povos africanos". (SERRANO E WALDMAN, 2007, apud PETEAN, 2012)