História, perguntado por ferreiranicole158, 9 meses atrás

4) Explique por que a Península Itálica foi o berço do
humanismo e o local onde esse movimento atingiu seu
esplendor​

Soluções para a tarefa

Respondido por matheus95324
1

Resposta:

Primeiramente por causa de sua localização, uma das principais razões pelas quais o Renascimento começou na Itália está ligada à geografia.

As cidades-estados da Itália,  posicionadas no Mar Mediterrâneo, eram centros de troca  e comércio, o primeiro porto para a chegada de novas idéias.

Em segundo lugar, a Itália era o centro do antigo império romano e tornou-se o refúgio para os intelectuais de Constantinopla, que trouxeram consigo muitos das grandes obras dos antigos gregos e romanos, obras que haviam sido ignoradas pelo Ocidente durante a idade média.

A terceira razão foi política. Devido a várias intrigas políticas, o Sacro Império Romano teve perda de poder no norte da Itália, os estados papais eram governados por várias famílias líderes dentro de cada  região, e a cidade de Nápoles dominava o sul.

Esse vácuo de liderança permitiu que famílias comerciantes ganhassem um poder considerável dentro de cada cidade-estado e, assim, revisaram as leis que regiam os bancos,  o comércio e as importações. Essa atmosfera mais livre levou a uma troca movimentada de bens e idéias.

Por último, influência da igreja, o renascimento foi um renascimento do pensamento e dos estilos dos gregos e romanos antigos.

A melhor razão para a Itália ser o berço do Renascimento era a concentração de riqueza, poder e intelecto na Igreja.

Naquela época, a Igreja controlava grande parte da vida política, econômica e intelectual da Europa,

Os nobres comerciantes, chamados mecenas, de várias cidades italianas haviam acumulado tanta riqueza ao longo do  séculos em que poderiam se dar ao luxo de patrocinar as artes e as ciências mais do que qualquer outra pessoa.

Perguntas interessantes