História, perguntado por abelluzmeneses123456, 11 meses atrás

4 - Explique o processo de colonização grega,
a) identificando no mapa a seguir as áreas abrangidas,
b) destacando a contribuição das novas colônias,​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por olla123deoliveira4
10
Durante o período arcaico, a Grécia sofreu um processo de expansão de seus núcleos urbanos, responsável pela formação de várias cidades. Na maioria das vezes, essas cidades serviam como núcleos residenciais para os trabalhadores rurais que passavam boa parte do dia cuidando do cultivo de alimentos

Uma das primeiras regiões ocupadas foi a Trácia, ao norte do Mar Egeu, onde os gregos encontraram uma grande disponibilidade de terras férteis e regiões ricas em metais precisos. Em pouco tempo, a ocupação desse espaço permitiu a formação de novas rotas comerciais que abriram caminho para a colonização do Mar Negro.

Ao alcançarem a região litorânea do Mar Negro, os gregos passariam a conhecer outros lugares para além do mar Egeu e enfrentariam águas agitadas para, então, criarem outras colônias como Queroneso, Odessa e Tânais.

Essas cidades tinham a importante função de proteger as rotas que ligavam o mundo grego ao Oriente e ainda promoviam o fornecimento de cereais, peixes, frutas e madeira para as cidades gregas.

Dominaram a ilha de Chipre e, nas regiões próximas ao Egito, fundaram as cidades de Náucratis e Cirene. Partindo para o Ocidente, estabeleceram na Península Itálica colônias como Tarento, Crotona, Nápoles, Cumas, Messina e Siracusa, que seriam conhecidas como integrantes da Magna Grécia.

Os colonizadores partiram em direção ao sul da Gália, onde teríamos o aparecimento das cidades de Nice, Mônaco, Antibes e Marselha. A chegada até a Península Ibérica não foi possível, tendo em vista a dominação que os fenícios já imprimiam na região.

Perguntas interessantes