História, perguntado por odiliabuenodia, 1 ano atrás

4. Explique as circunstâncias que levaram os integrantes do Congresso Nacional a adotar o regime parlamentarista entre 1961 e1963.

Soluções para a tarefa

Respondido por SrLuiz247
11
Ná época não queriam que o Vice Presidente (João Goulart) assumisse o poder, pois ele tinha uns ideais meio Socialistas. No Parlamentarismo os poderes do Presidente são limitados, quem tem o controle do Governo de fato é o Primeiro Ministro.

Espero ter ajudado!
Respondido por mairarafer
2

Resposta:

O vice-presidente João Goulart encontrava-se na China no momento da renúncia de Jânio Quadros. Por tal motivo, a Presidência foi ocupada interinamente pelo presidente da Câmara, deputado Ranieri Mazzili. Nesta ocasião, o alto comando das Forças Armadas, aliado a grupos conservadores ligados à UDN, tentava impedir a posse de Goulart, sob a alegação de que ele teria ligações com o comunismo. Simultaneamente, o governador Leonel Brizola (PTB), cunhado de João Goulart, apoiado pelo comandante do Terceiro Exército, general José Machado Lopes, iniciou a campanha da legalidade, ameaçando a resistir caso Jango fosse impedido de assumir a Presidência. Para evitar que o país entrasse em uma guerra civil, o Congresso Nacional aprovou emenda constitucional criando o parlamentarismo.

Explicação:

Perguntas interessantes