4. Explique a diferença entre:
a. Imigrantes e refugiados
b. Deslocados internos e migração interna
5. A imigração representa para o imigrante grande esforço de adaptação ao novo meio físico ou
natural a que ele se dirige, como também ao novo meio social, político, cultural, ou seja,
hábitos, costumes, instituições políticas religiosas, valores sociais, tradições, língua etc. Sendo
assim os fatores que pesam na decisão de um indivíduo ou família para migrar são de duas
ordens: Quais são eles?
Soluções para a tarefa
A)Os imigrantes, são pessoas que saem de seus países por opção com o objetivo de conseguirem melhores condições de vida ou sobrevivência.
Os refugiados são aquelas pessoas que se deslocam de um país para outro por motivos de guerras ou perseguição em seu país de origem..
B)Com frequência, o deslocamento é um mecanismo de sobrevivência, quando fugir é o único recurso que as pessoas têm para evitar um perigo ou uma privação iminente. No entanto, o deslocamento também tende a fazer com que as pessoas se tornem mais vulneráveis, muitas vezes piorando exacerbando as dificuldades que já enfrentam como consequência do conflito armado ou da violência à sua volta.A migração interna corresponde ao deslocamento de pessoas dentro de um mesmo território, dessa forma pode ser entre regiões, estados e municípios. Tal deslocamento não provoca modificações no número total de habitantes de um país, porém, altera as regiões envolvidas nesse processo.
5-Oprocesso de imigração no Brasil intensificou-se a partir de 1808, quando um número expressivo de imigrantes europeus chegou ao país.
A marca da imigração no Brasil pode ser percebida especialmente na cultura e na economia das duas mais ricas regiões brasileiras: Sudeste e Sul.
A colonização foi o objetivo inicial da imigração no Brasil, visando ao povoamento e à exploração da terra por meio de atividades agrárias. A criação das colônias estimulou o trabalho rural. Deve-se aos imigrantes a implantação de novas e melhores técnicas agrícolas, como a rotação de culturas, assim como o hábito de consumir mais legumes e verduras. A influência cultural do imigrante também é notável.