4. Explique a diferença de sentido e sintática entre as construções a seguir: I- O garoto animado observava aquelas terras. II- O garoto, animado, observava aquelas terras.
Soluções para a tarefa
O exercício é sobre ambiguidade
Ambiguidade é um erro de linguagem que ocorre quando podemos tirar mais de um sentido de uma construção frasal. Isto está muito ligado às palavras e às formas como as dispomos.
A ambiguidade costuma ocorrer em certas ocasiões tais como:
- Colocação inadequada de palavras : ocorre quando a formação da frase prejudica o entendimento. Por exemplo: A menina bem humorada encontrou seus amigos. Ela é bem humorada sempre ou estava bem humorada?
- Uso indevido de pronomes possessivos : geralmente ocorre quando há mais de um sujeito na sentença. Por exemplo: Joana encontrou Paulo com a sua mãe. De quem é a mãe?
- Uso de forma indistinta entre o pronome relativo e a conjunção integrante. Ocorre quando há uso indistinto de um termo que pode ser pronome relativo ou conjunção integrante. Por exemplo: paulo avisou a Pedro que estava indo embora. Paulo ou Pedro iam embora?
- Uso indevido de formas nominais: ocorre quando usamos verbos na forma nominal. Por exemplo: Antônio viu o cachorro correndo. Quem corria, Antônio ou o Cachorro?
Vamos ao exercício
4. Explique a diferença de sentido e sintática entre as construções a seguir: I- O garoto animado observava aquelas terras.
II- O garoto, animado, observava aquelas terras.
Nestas frases já podemos perceber que o uso de pontuação acabou com a possível ambiguidade que tinham sem as vírgulas. No primeiro caso temos um garoto que sempre é animado e está observando as terras, no segundo caso temos um garoto que está animado enquanto observa as terras.
Saiba mais sobre ambiguidade:
https://brainly.com.br/tarefa/25102641
Sucesso nos estudos!!!