4) Existem parasitos que possuem tropismo por células sanguíneas, colonizando e causando alterações hematológicas, afetando órgãos, debilitando o indivíduo, podendo levar, inclusive a óbito. Esses parasitos são definidos como hemoparasitos e, na maioria dos casos possuem vetor artrópoda hematófagos, como espécies de insetos e carrapatos. Considerando o diagnóstico utilizados para as doenças parasitárias sanguíneas, analise as afirmativas a seguir: I - O esfregaço delgado e a gota espessa corados pelo método de Giemsa são métodos utilizados para o diagnóstico da doença de Chagas e da malária, mas a desvantagem dos esfregaços corados é que estes normalmente requerem parasitemias elevadas para evidenciação do parasito. II – O diagnóstico parasitológico direto é o teste de primeira escolha para a leishmaniose tegumentar, apresentando mais chance de identificar o protozoário. As amostras biológicas são obtidas por meio de procedimentos de escarificação da margem (bordo) da lesão, biópsia para impressão do tecido cutâneo em lâmina por oposição e punção aspirativa. III - Intradermorreação de Montenegro (IDRM) é um teste imunológico que indica positividade no curso da leishmaniose e também após a cura. Destaca-se o IDRM pode apresentar resultado negativo nas primeiras 4 a 6 semanas, por isso necessita ser repetido nesses casos, além de outras provas diagnósticas. IV - A pesquisa do T. Gondii é realizada em lâminas coradas por Wright-Giemsa ou imunohistoquímica a partir de coleta de exsudatos, sangue, liquor, líquido amniótico e tecidos, após exame sorológico positivo, como imunofluorescência indireta, hemaglutinação ou teste Elisa pesquisa de anticorpos específicos, com IgM positivo na primeira semana de contato e com pico em um mês. Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em: Selecione uma alternativa: a) II, III e IV, apenas. B) I, III e IV, apenas. C) I, II e III, apenas. D) I, II e IV, apenas. E) I, II, III e IV
Soluções para a tarefa
De acordo com os parasitas que possuem tropismo, podemos afirmar que as asserções corretas são I, II e IV visto que na IDRM tem uma sensibilidade bem grande e sua especificidade chega em até 100%, entretanto quando ocorre a leishmaniose visceral, ela pode ser negativa durante a atividade, causando uma positividade em até 2 anos mesmo com tratamento. Sendo assim a alternativa correta a D.
Entendendo sobre a Intradermorreação de Montenegro
Este teste é utilizado em duas situações para diagnóstico da leishmaniose. Durante a tegumentar, ele causa uma sensibilidade variada, chegando de 80 a 100%. Entretanto, os resultados são diferentes durante o diagnóstico da leishmaniose visceral.
- Ocasionalmente ela é negativa durante o período ativo da doença propriamente dita, e entre algumas semanas ou até o período de 2 anos após o tratamento ela pode acabar resultando em um diagnóstico positivado.
A capacidade deste teste acabar sensibilizando o paciente e ocasionalmente estimulando a sua resposta imune é ainda defendida por apresentar maior positividade em uma segunda aplicação, variando com o tipo de paciente, sendo ele sadio ou doentio.
Aprenda sobre parasitas e hospedeiros em https://brainly.com.br/tarefa/50817602
#SPJ4
Resposta:
I, II e IV, apenas.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA