4) Ética e moral sempre foram usadas indistintamente mescladas em seus significados. Muitos não veem interesse ou sentido em estabelecer diferença entre os dois termos. No entanto, apesar de tanta proximidade, para a maioria dos autores especializados, ética e moral querem dizer coisas muito diferentes. Ética e moral têm a mesma origem etimológica. Ethos, em grego, e mor, em latim querem dizer a mesma coisa: Ethos, em grego, e mor, em latim, significam, respectivamente:
Soluções para a tarefa
Em grego “Éthos”, ética e em latim “mores” , moral significam costume.
A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. A capacidade ética tem por objetivo a reflexão crítica do ato moral, ou seja, sobre o que é certo ou errado. Assim a ética não é moral. Moral é o objeto de estudo da ética, diz respeito aos costumes, valores e normas de conduta de cada sociedade.
A ética, então, pode ser entendida como o regimento, a lei do que seja ato moral, o controle de qualidade da moral. Daí os códigos de ética que servem para as diferentes micro-sociedades dentro do sistema maior.
Os códigos de ética, servem para definir o que é e o que não é ato moral. Em nossa sociedade capitalista que valoriza a posse de bens materiais e do lucro em detrimento dos valores morais, o que vale é não quebrar o código de ética estabelecido.
Bons estudos!
Resposta:
De acordo com as alternativas, a opção correta é a que tem o seguinte enunciado: hábito e prática recorrente.